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Cidadania e Temas Transversais na Escola (página 3)


3.2 ÉTICA

Ao longo do tempo as sociedades se transformam, se adaptam as mudanças inevitáveis provocadas pela chegada da modernidade nos diversos setores sociais, essas transformações ocorrem também com os valores éticos, a conduta humana perante o próximo.

Até o final do século XIX, no Brasil havia escravidão de negros, pessoas eram privadas de liberdade por causa de sua cor e isso era aceito pela sociedade da época por ela achar que, de fato, sua cor os fazia inferiores. Após 100 anos da abolição da escravatura no Brasil, que se deu em 13 de maio de 1888, a Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 1988.

O tema ética toma sua importância na medida em que auxilia os indivíduos a assumirem uma postura em relação ao outro. Assim como a moral (que podem ser confundidas por terem quase o mesmo significado), a palavra ética se refere à conduta do ser humano a um conjunto de valores que vão guiar suas ações até o fim de seu ciclo de vida. Esse conjunto pode ser utilizado em situações cotidianas familiares e também na vida profissional.

Ética profissional é "um conjunto de regras e princípios que um determinado grupo de profissionais estabelece para o seu exercício profissional" PCN (1997) - Ética.

A sociedade moderna caracteriza-se entre outros aspectos pela desvalorização da formação ética e moral dos indivíduos, inclusive nas escolas que enfrentam o problema da desarticulação das abordagens de temas relacionados à moralidade e ética.
É preciso ao abordar temas como ética, que se apresente  a universalidade de temas que não devem ser abordados por meio de um ponto de vista único. 

A escola deve ser disseminadora de valores como justiça, igualdade de direitos, respeito pelo coletivo e deve ensinar que cidadania não é o exercício de direitos, mas de deveres também, uma vez que o espaço escolar se torna, cada vez mais, um dos poucos (muitas vezes o único) espaços de formação de valores para os indivíduos.

Para os PCNs (1997) é dever da escola, não unicamente mas também, empenhar-se em formar moralmente seu aluno. Na escola o aluno deve aprender, com autonomia, a ter discernimento acerca das situações as quais esteja submetido ou apenas julgando.

3.3 MEIO AMBIENTE

As questões ambientais têm ganhado cada vez mais espaço nas discussões educacionais, porém a maior dificuldade está na mobilização para a conscientização das pessoas sobre a dimensão dos problemas ambientais e da relevância da contribuição individual e coletiva para a diminuição dos efeitos nocivos ao meio ambiente, para uma possível mudança de atitude do maior agente causador da degradação dos recursos naturais: o homem.

A questão ambiental, ao contrário do que se imagina não é um fenômeno do século XXI, em 1992 o Brasil foi sede de um importante evento mundial: a ECO 92, que tinha o objetivo de despertar a população para a realidade que se desenhava com o crescimento sem controle das cidades, da indústria, da agressão à camada de ozônio (que protege a Terra dos raios nocivos do sol), a falta de água em um futuro próximo, a realidade que tem agravado a situação ecológica do planeta. Mais recentemente, em julho de 2007, o mundo se mobilizou para outro grande evento, basicamente com os mesmos objetivos da ECO 92: o LIVE EARTH, que reuniu no mesmo dia artistas em shows em diversas capitais mundiais, inclusive no Brasil. O evento foi idealizado pelo ex vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore que ganhou um prêmio Oscar com um documentário sobre o futuro da humanidade com os efeitos da degradação ambiental provocada pela ação da própria humanidade.

De acordo com os PCNs (1997):
Todas as recomendações, decisões e tratados internacionais sobre o tema7 evidenciam a importância atribuída por lideranças de todo o mundo para a Educação Ambiental como meio indispensável para conseguir criar e aplicar formas cada vez mais sustentáveis de interação sociedade/natureza e soluções para os problemas ambientais. Evidentemente, a educação sozinha não é suficiente para mudar os rumos do planeta, mas certamente é condição necessária para isso. (Brasil, 1997)

A escola, no exercício de suas funções sociais, pode e deve contribuir incentivando e promovendo ações que despertem nos alunos, sua autopercepção como agentes multiplicadores que vão mobilizar para a conscientização. Tal ação pode ser realizada a partir de uma abordagem transversal do tema meio ambiente.

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Como referenciar: "Cidadania e Temas Transversais na Escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 05/05/2024 às 15:58. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/temas_transversais/index.php?pagina=2