Você está em Artigos

Os Desafios da Sustentabilidade e a Pluralidade Cultural

Autor: Achilles R. Cardoso, Claudia G. da Silva, Gláucia F. de Brito, Renata S. Vieira e Simaura R. L. de Souza
Data: 10/05/2012

Resumo

Por ter como ponto elementar a sobrevivência do planeta, sustentabilidade é um tema de interesse mundial e tema do nosso artigo. Isso se deve ao fato do alto nível de degradação do meio sócio ambiental que leva o meio sócio-político a elaboração de planos e metas para garantir o desenvolvimento sustentável. Os objetivos do desenvolvimento sustentável é priorizar nos sistemas de conhecimentos o aumento do acesso às informações e integrar a sociedade a esse desenvolvimento sustentável. Promover a consciência ambiental nas pessoas através de práticas educativas pautadas na ética e comprometimento com o bem comum.

Aliança sustentável: ética e educação

O assunto do momento é desenvolvimento e sustentabilidade, mas o que é sustentabilidade? E onde a educação entra como parte colaboradora desse processo de desenvolvimento?

Vivemos em dias de acontecimentos inesperados, que se apresentam nas alterações do clima, nas manifestações da natureza e nos problemas da área produtiva dos alimentos.

Tais problemas são adventos do modo de vida do mundo globalizado e consumista, que arranca da natureza tudo o quanto lhe é útil e agradável, alterando assim a forma natural das coisas no meio ambiente. Daí a sustentabilidade entra como uma maneira educada de ambas as partes saírem ganhando. No ano de 1979 na Assembléia Geral das Nações Unidas o conceito de desenvolvimento sustentável foi pensado como um processo integral que inclui dimensões, não só econômicas, mas culturais, éticas, políticas, sociais, ambientais. Durante muito tempo se considerou a sustentabilidade, como associada à viabilidade econômica das organizações e por muito tempo, a sustentabilidade de organizações sociais também esteve relacionada à eficiência econômica, e esta, por sua vez associada à captação de meios e recursos. Neste panorama, a sustentabilidade é atingida por meio da combinação das fontes de financiamento.

Este conceito tem evoluído desde a década de 1980, ascendendo de maneira clara e precisa, sobre a compreensão das organizações. A organização deve se adaptar às mudanças para ser sustentável, tendo em conta também aspectos referentes à cultura e à transformação das organizações. Se as necessidades sociais se vão modificando e moldando, as organizações devem auxiliar e acompanhar estas transformações para continuar a levar em conta o seu propósito social.

Esta ideia foi bem divulgada na década de 80, mas sofreu muitas críticas que resultaram em minimização do pensamento. Contudo, defendemos a idéia que o desenvolvimento sustentável é aquele que consegue garantir o bem estar das gerações presentes e futuras, onde os bens naturais são aproveitados conscientemente, sem que haja uma degradação do meio ambiente. Infelizmente os problemas sociais e ambientais atuais são provas de que o discurso do desenvolvimento sustentável não compreende o verdadeiro dilema contemporâneo e não está disposto de fato a criar um novo paradigma que faça frente ao paradigma da modernidade ou "sociedade de risco" e a sua continuidade no tempo.

Em meio às contradições existe um grupo composto por vários seguimentos da sociedade contemporânea, que se preocupa com a qualidade de vida da geração do presente e de tempos vindouros. Instituições de ensino superior sustentável procuram investir na qualidade da aprendizagem dos seus alunos, pois tem sob sua responsabilidade organizar e intervir na transmissão dos conhecimentos. A formação e a qualificação consagradas por ela devem estar intimamente relacionadas com a realidade social, que se torna complexa, de uma forma gradual, e torna-se fundamental, aos novos profissionais, o crescimento de uma capacidade de resposta ativa, comunicativa, ponderada e autônoma.

  Próxima
Como referenciar: "Os Desafios da Sustentabilidade e a Pluralidade Cultural" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 15:14. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/sustentabilidade/