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O Estudo das Plantas: Como Ensinar de Forma Lúdica o Processo da Fotossíntese. (página 3)

METODOLOGIA

O estudo foi feito por meio de uma abordagem qualitativa resultado do projeto de pesquisa intitulado "O estudo das plantas: como ensinar de lúdica o processo de fotossíntese".

O trabalho foi desenvolvido pelos discentes da Universidade do Estado do Pará, graduandos do curso de Pedagogia. A aplicação ocorreu durante três dias: 21, 22 e 25 de Novembro de 2013. A primeira com duração aproximada de 180 minutos, a segunda com duração de noventa minutos e a terceira com duração de 90 minutos. Foi efetuado no Núcleo Pedagógico da Universidade Federal do Pará que é localizada na Av. Perimetral nº 1000 bairro Montese (Terra Firme).

Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do 5º ano (turma 504) utilizamos como fundamento as teorias de Freinet que apresenta uma proposta pedagógica centrada na observação da natureza e das necessidades e interesses do educando, oferecendo um processo que fundamenta-se no dialogo permanente entre aluno e professor.

Freinet utiliza das aulas-passeio uma vez que se preocupa com uma pedagogia mais humanista e inovadora que foi um marco na composição da nossa metodologia alcançando os níveis da aprendizagem significativa na aplicação da aula aqui descrita.

No primeiro dia, utilizamos como aspecto lúdico-pedagógico a paródia "O Xilema Leva" (Música: Eva da Banda Eva) de autoria da equipe Bio. Posteriormente pedimos aos alunados que dialogassem a respeito do tema exposto com a finalidade de fundamentar a discussão estabelecendo analises reflexivas a respeito dos aspectos que envolvem os processos da fotossíntese. Ao final do encontro solicitamos que eles trouxessem garrafas pet para elaboração da aula passeio que ocorreu no dia seguinte.

No segundo dia, realizamos uma introdução básico considerando o nível de aprendizagem que eles se encontravam e pusemos em pratica alguns dos conceitos sobre a anatomia da planta realizando o plantio do grão do feijão, utilizamos como material pedagógico garrafa pets solicitadas aos alunos, e outros complementos para concretização da aula: areia, grão do feijão e a água.

A culminância do projeto se deu no dia 24 de Novembro de 2013, observamos o processo de germinação dos feijões dos quais estavam localizados em uma área externa e expostos à luz solar, para que o processo de aprendizado dos alunos, a respeito da fotossíntese, fosse ampliado através da práxis. Após essa etapa realizamos uma revisão sobre tudo o que foi explanado com eles, elencando os tópicos: Anatomia das Plantas e as etapas da Fotossíntese, realizando a construção de murais sobre seu entendimento a respeito do projeto realizado com os mesmos.
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Como referenciar: "O Estudo das Plantas: Como Ensinar de Forma Lúdica o Processo da Fotossíntese. " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 03/05/2024 às 18:24. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/o_estudo_das_plantas/index.php?pagina=2