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Metodologia Webquest: Apropriação e Utilização nas Aulas de Matemática no Ensino Médio (página 2)

AS TECNOLOGIAS E A INTERNET COMO FONTE DE PESQUISA

Segundo Lima (2012) a tecnologia surgiu há mais de 40 mil anos e acompanha o homem desde o momento em que ele começou a se diferenciar dos demais animais. O homem era totalmente dependente da natureza, usava as mãos como armas, depois ele começou a usar as mãos para produzir ferramentas. E foi a partir da produção dessas ferramentas que o homem se afirmou como dominante na superfície da terra. (LIMA, 2012).

Com o passar do tempo o homem foi aperfeiçoando a prática de produção das ferramentas passando a elaborá-las e fabricá-las, dessa maneira, desenvolvendo a racionalidade. De acordo com Lima (2012) essa capacidade de aplicar um conhecimento para criar ou redefinir um artefato ou modo de se relacionar com o meio, constitui as primeiras formas de expressão da tecnologia.  Hoje podemos dizer que as tecnologias estão presentes no cotidiano da sociedade em geral. Assim sendo, nos tornamos a cada dia mais dependentes dela. Não podemos negar que com a tecnologia passamos a usufruir de melhorias e tivemos a vida diária facilitada. No entanto, para compreendermos a importância da tecnologia para a sociedade, é necessário, antes de tudo, compreender o conceito e a evolução dela no atual cenário contemporâneo.

A palavra tecnologia tem vários significados:

1. Teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínio da atividade humana (por ex., indústria, ciência etc.). 2. Técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular. 3. Qualquer técnica moderna e complexa. (HOUAISS, 2001, p. 2683)

Pode-se perceber a complexidade do conceito tecnologia e o quanto ela modifica a nossa relação com os recursos tecnológicos, uma vez que, os recursos e objetos pensados e criados pela tecnologia influenciam e modificam a nossa vida, seja no ambiente doméstico e/ou profissional. Segundo Azevedo (2011) as tecnologias estão estruturando, aos mesmo tempo em que são estruturadas pelo grupo que as usam, permitindo que as mudanças e o progresso do conhecimento sejam vistos como mudanças paradigmáticas impregnadas de diferentes técnicas desenvolvidas ao longo da história.

De acordo com Lima (2012) a tecnologia pode ser definida em quatro teorias:

A teoria instrumental. Corresponde à visão do senso comum, segundo a qual as tecnologias são ferramentas que têm o objetivo de servir aos fins dos que delas fazem uso.
A teoria substantiva. A tecnologia não é um simples meio, mas se transformou em um ambiente e em uma forma de vida.
A teoria crítica. A tecnologia seria um "campo de luta social ou talvez uma metáfora".
A teoria construtivista. Para essa corrente não há como separar tecnologia de sociedade, pois o processo de criação e produção é, sobretudo, social.


    A partir das teorias apresentadas podemos concluir que tecnologia e sociedade caminham juntas, uma é resultado da outra e as tecnologias são resultantes dos processos sociais. Nos processos sociais a necessidade de comunicação entre as pessoas fez com que surgissem a linguagem, primeiro a linguagem gestual ou falada e a escrita, mas com o avanço das tecnologias algumas invenções foram criadas para facilitar a comunicação, como o telefone, o rádio, a TV, o computador e a internet.  Esses meios e aparelhos tecnológicos começaram a fazer parte do cotidiano e na década de 90, surgem as tecnologias de informação e comunicação (TIC), que é um conjunto específico de tecnologias.

Mediante o avanço e as mudanças significativas que as TIC proporcionaram na educação, é importante inseri-las nas salas de aula. Segundo Azevedo et al. (2013) a tecnologia auxilia no ensino da matemática ao propiciar ao aluno um ambiente interativo, investigativo e motivador que, quando utilizada adequadamente, pode subsidiar o processo de ensino e aprendizagem, aproximando o professor da realidade do educando. Para tanto, no uso das tecnologias o professor deve orientar os alunos a fazer pesquisa que contribuam de forma significativa para a produção do conhecimento, ou seja, é necessário que os alunos aprendam a distinguir na internet as informações que de fato sejam relevantes, daquelas que não apresentam dados importantes ou que tenham informações sem referências.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitem a transmissão e troca de informações por meio de mídias de comunicação e da rede de computadores, tendo como objetivo promover a oferta do conhecimento, e o desenvolvimento da sociedade. Através das TIC as informações chegam a qualquer lugar em qualquer horário, sendo útil na vida das pessoas. Por meio das TIC as relações humanas ganharam novos rumos e muitas pessoas modificaram a maneira como se veem no mundo, e como enxergam as outras pessoas, proporcionando assim, novas formas de se relacionar e compreender as formas já existentes

Considerando que vivemos hoje na sociedade do conhecimento e que nesse tipo de sociedade a educação de qualidade é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo enquanto sujeito dessa sociedade. Segundo Saviani (2011) a educação é a chave sem a qual todas as portas tendem a ser fechadas, sem essa chave os indivíduos ficam excluídos e as organizações, inclusive as empresas, perdendo em produtividade, acabam tragadas na voragem da competitividade.

Viana (2003) destaca no entanto que:

A disponibilização crescente da informação não basta para caracterizar uma sociedade da informação; o mais importante é o desencadeamento de um vasto e continuado processo de aprendizagem. Acentuamos que é fundamental considerar a sociedade da informação como uma sociedade da aprendizagem. Trata-se de um processo que dura toda a vida, com início antes da idade da escolaridade obrigatória, e que acontece no trabalho e em casa.

Dessa maneira, torna-se necessário uma nova postura do professor assumindo o papel de facilitador, mediador do conhecimento. Nessa concepção, a internet ganha força a medida em que se caracteriza como proposta de inovação para as salas de aula tradicionais. Segundo Azevedo (2011) as tecnologias, em suas diferentes formas e usos, constituem um dos principais agentes de transformação da sociedade pelas modificações que exercem e por suas consequências no dia a dia das pessoas. Nesse sentido, o professor precisa adaptar à sua prática pedagógica a utilização das ferramentas tecnológicas. Ao empregar a tecnologia no ensino-aprendizagem, há um auxílio no desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos. (SUZUKI; RAMPAZZO, 2009).

Segundo Mercado (2002) ao professor, cabe o papel de estar engajado no processo consciente não só das reais capacidades da tecnologia do seu potencial e de suas limitações para que possa selecionar qual a melhor utilização a ser explorada num determinado conteúdo.

Entretanto, usar as TIC exige do professor uma preparação. É necessário que ele domine as ferramentas e principalmente aprenda a usá-las como meio pedagógico. No entanto, muitos professores ainda não despertaram para as grandes possibilidades de inovação e avanço no ensino/aprendizagem que os recursos tecnológicos podem proporcionar nas salas de aula. Por isso, é preciso romper também com essas barreiras que dificultam a inserção das TIC nos espaços escolares. O mundo das novas tecnologias da informação e da comunicação é uma realidade que não temos como negar, por isso temos que enxergá-las como parte dos avanços, das contribuições e das contradições inerentes à humanidade no seu esforço pelo estabelecimento de uma comunicação eficaz. (LIMA, 2011).

Desta forma, observa-se que é de extrema importância que a escola utilize as TIC nos processos de aprendizagem dos alunos. Santos e Barros dizem que as TIC são o principal meio para o desenvolvimento da criatividade e pró-atividade do aluno.

Essa nova metodologia de ensino permite que o aluno busque conhecimento fora dos meios tradicionais, tornando o aprendizado mais fluente de acordo com os conhecimentos prévios e a experiência de vida do aluno. Com isso, o aluno manterá seu interesse pela busca do conhecimento, já que torna-se personagem principal do processo de aprendizagem e não mais um espectador. (SANTOS; BARROS, 2014)

O uso da internet como fonte de pesquisa, propicia uma comunicação no processo educativo, ampliando a interação entre professor - conteúdo - aluno, derrubando barreiras entre o aprendizado e as práticas pedagógicas favorecendo a autonomia dos alunos, assim, eles criam seus ritmos de estudos e estabelecem uma relação de constante busca pelo conhecimento proporcionado pela curiosidade na busca de soluções. Com os recursos da internet o professor possibilita aos seus alunos a trabalhar em equipe. Mercado e Viana (2004) destacam que a internet apresenta um potencial importante aos alunos no sentido de responsabilidade pessoal com seu próprio aprendizado, expandido seus horizontes, aprendendo a comunicar-se, a colaborar e, de fato, aprender.

Segundo Marques & Caetano (2002 p.158)

Para a educação, a Internet pode ser considerada a mais completa, abrangente e complexa ferramenta de aprendizado. Podemos, através dela, localizar fontes de informação que, virtualmente, nos habilitam a estudar diferentes áreas de conhecimento.

    
Assim, a internet para ser utilizada na educação deve ser analisada como um instrumento de comunicação, favorecendo a troca de informações, a busca pela pesquisa de qualidade para a produção de conhecimento. Nesse sentido, as tecnologias se usadas corretamente proporcionam situações de aprendizagem diversificadas e o professor oportuniza ao aluno o direito de experimentar a pesquisa individual e em grupo, favorecendo a descoberta do seu próprio ritmo de aprendizagem. Por oferecer uma grande quantidade de informações a internet pode ser útil no processo de aprendizagem. No entanto, essas informações precisam ser objetivas e verdadeiras.

Dessa maneira, a metodologia webquest oferece ao professor e aos alunos uma investigação orientada, aproveitando a riqueza de informações e as transformando em aprendizado. Além disso, proporciona grande motivação para que os alunos superem dificuldades com o conteúdo, favorecendo a utilização das TIC como novas formas de aprendizagem com finalidades pedagógicas    

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Como referenciar: "Metodologia Webquest: Apropriação e Utilização nas Aulas de Matemática no Ensino Médio" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 26/04/2024 às 15:51. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/metodologia_webquest/index.php?pagina=1