Você está em Artigos

Construindo as Competências na Escola (página 4)


6-METODOLOGIA - PLANEJAMENTO

6.1-PLANEJAMENTO:
6.1.1-Aula expositiva;
6.1.2-Conversa informal (roda de conversa);
6.1.3-Contação de História;
6.1.4-Atividade de Coordenação viso motora;
6.1.5-Dinâmicas;
6.1.6-Desenhos Livres.

6.2-ATIVIDADES ESCRITAS
6.2.1-Arguições (Atividades Orais);
6.2.2-Desenhos Orientados;
6.2.3-Pesquisa;
6.2.4-Rótulos.

7-METODOLOGIA - ENSINO

Para o avanço da leitura e escrita, a escola desenvolve suas atividades por meio de projetos literários e a prática de sala de aula tem sido assunto do momento, pois o conceito de alfabetização se ampliou com a necessidade e surgimento do letramento, palavra nova e abrangente que define alfabetização como o ato de ler, escrever e interpretar.

Alfabetizar - letramento, considerando as características da população do bairro que é de maioria analfabeta e de famílias desestruturadas, faz se necessário praticas diversificada, para atender as peculiaridades e processo inclusivo de educação.

Tomando como ponto de partida esse pressuposto, a escola com o desenvolvimento de projetos ancorados na proposta curricular do município de Manaus fundamenta-se nas teorias sócio interacionistas e pretende nortear suas ações, suas práticas em sala de aula por meio de metodologias que abarquem as necessidades de nossos alunos respondendo aos objetivos exigidos por série.

Nessa condição verifica-se que o método sintético predominante na escola não responde de forma satisfatória aos objetivos dos projetos implantados e implementados e não corresponde ao significado mais amplo de letras, visto que os textos trabalhados valorizam os conhecimentos prévios do educando, sua construção enquanto sujeito ativo e reflexivo e direciona seus conhecimentos e estudos do todo para as partes.

Para essa ação dentro das expectativas e resultados esperados dos discentes, os contos, fábulas e textos diversos preconizam para a alfabetização o método analítico que prioriza e considera a atuação do aluno no processo histórico, significativo e transformador dentro de uma pedagogia interativa e dialógica numa perspectiva de mudança.                                        

Para os alunos de 1º ao 5º ano, temos considerado importante a interação professor aluno para avanços nos resultados, uma vez que, essa reciprocidade tem reforçado a dinamização das aulas e, os interesses dos discentes pelo conteúdo quando compreende protagonista na construção do conhecimento.

8-INCLUSÃO DIGITAL

Importante considerar a necessidade da inclusão digital, da alfabetização científica, ensino e pesquisa em museus de ciências e espaços não formais de educação. Evidente que enquanto estabelecimento de ensino público, nossas escolas ainda não desenvolve tais práticas, mas pretende acompanhar e promovê-las de modo planejado e em parceria com outras instituições.

Lei nº. 11.274/06. Altera a redação dos arts. 29, 30, 32, e 87 da Lei nº. 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade.

Neste sentido as escolas tende a se adequar às normas estabelecidas em lei, promovendo a inclusão social dos seus alunos, para poder chegar a um objetivo comum que é a inclusão digital, promovendo meios e condições favoráveis na integração dos indivíduos, na sua preparação de conhecimento na área de informática.                            

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Construindo as Competências na Escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/05/2024 às 18:02. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/construindo_as_competencias/index.php?pagina=3