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Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade (página 4)

A AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA
         
A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Como se vê seu objetivo é bastante diferenciado. Dependendo do conceito de avaliação que o psicopedagogo tenha, a avaliação psicopedagógica seguirá o mesmo modelo.

No caso de um profissional que adota a avaliação de cunho classificatório, certamente, irá utilizar um padrão de avaliação psicopedagógica baseada na definição de categorias de problemas encontrados. Por outro lado, se a postura for de utilização da avaliação de natureza diagnóstica, então, a avaliação psicopedagógica terá por finalidade identificar possíveis causas dos problemas e orientar quanto a melhor forma de trabalhar com o referido aluno.

De um modo geral, os procedimentos utilizados numa avaliação psicopedagógica incluem entrevista(s) inicial(is) com os pais ou responsáveis pela criança e/ou adolescente, análise do material escolar, aplicação de diferentes modalidades de atividades e uso de testes para avaliação do desenvolvimento, áreas de competência e dificuldades apresentadas.

É preciso considerar cada caso para que se proceda adequadamente no processo avaliativo. Contudo, em todas as situações, faz-se necessário iniciar a avaliação psicopedagógica pela anamnese, que é a primeira etapa da avaliação.

Nesta perspectiva, para que se dê um novo rumo à avaliação seria necessário o resgate da sua função diagnóstica, ou seja, deveria ser um instrumento dialético do avanço, um instrumento de identificação de novos rumos. "Enfim, terá de ser o instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos?" (LUCKESI, 1995 p. 43).

A avaliação psicopedagógica pretende obter uma compreensão global da forma de aprender do sujeito e dos desvios que estão ocorrendo na sua aprendizagem. E procura utilizar as contribuições de uma equipe multidisciplinar para compor o diagnóstico e a intervenção mais adequada a cada caso porque entende que o sujeito precisa ser considerado na sua totalidade.

Existe uma tendência geral em se privilegiar na avaliação e intervenção psicopedagógica, o aspecto lúdico. Essa tendência é muito positiva para ajudar as crianças com dificuldades na aprendizagem e/ou com deficiências, podendo ser complementada com testes e atividades mais formais nas áreas cognitiva, afetivo-social e corporal, linguística, etc.
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Como referenciar: "Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 12/05/2024 às 09:50. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/index.php?pagina=3