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Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade (página 3)
A Psicopedagogia no Brasil, enquanto área de atuação, é sustentada por
referenciais teóricos, isto é, uma práxis psicopedagógica. É
reconhecida, academicamente, através das produções científicas
materializadas em teses, publicações e reuniões científicas organizadas
pelo nosso órgão de classe Associação Brasileira de Psicopedagogia e por
outros órgãos representados pelos profissionais e áreas afins. A
formação é feita em cursos de especialização em universidades públicas e
particulares. Não há, portanto, como desconhecer o papel
relevante desta profissão que tem contribuído para a integração de
crianças, adolescentes e adultos que por diferentes razões estão
desarticulados do sistema escolar e de instituições onde a aprendizagem é
o centro. Diferentemente dos primórdios do movimento educacional
preocupado em compreender as razões do insucesso das crianças na escola,
buscando apenas no aluno as respostas, a tendência contemporânea é
considerar o insucesso enquanto sintoma social e não apenas como uma
patologia do aluno.
Hoje é inegável o reconhecimento da contribuição social e científica da Psicopedagogia e dos Psicopedagogos na realidade brasileira. Embora nossa referência seja a Psicopedagogia, enquanto área de atuação preocupada com a questão da aprendizagem humana, sabemos que muitos são os estilos dos psicopedagogos, pois cada um os constrói a partir de sua singularidade, a qual determina as diferentes opções pelos modelos e referenciais teóricos. Entende-se que existe uma profunda relação e entrelaçamento entre os aspectos teóricos, a formação e o modus operandi do profissional. Como não há uniformidade de modelos teóricos, não há uma única práxis psicopedagógica. O fundamental é desencadear a consciência do compromisso na formação profissional. É a formação continuada que fundamenta a práxis psicopedagógica. Para que o tripé modelos teóricos/ formação/ modus operandi se sustente, hoje é preciso fazer uma distinção entre legitimidade e legalização. A legitimidade da Psicopedagogia - enquanto práxis - e do Psicopedagogo - enquanto profissional - já foi alcançada. É preciso agora legalizar/oficializar através de leis o que já está legitimado.
Hoje é inegável o reconhecimento da contribuição social e científica da Psicopedagogia e dos Psicopedagogos na realidade brasileira. Embora nossa referência seja a Psicopedagogia, enquanto área de atuação preocupada com a questão da aprendizagem humana, sabemos que muitos são os estilos dos psicopedagogos, pois cada um os constrói a partir de sua singularidade, a qual determina as diferentes opções pelos modelos e referenciais teóricos. Entende-se que existe uma profunda relação e entrelaçamento entre os aspectos teóricos, a formação e o modus operandi do profissional. Como não há uniformidade de modelos teóricos, não há uma única práxis psicopedagógica. O fundamental é desencadear a consciência do compromisso na formação profissional. É a formação continuada que fundamenta a práxis psicopedagógica. Para que o tripé modelos teóricos/ formação/ modus operandi se sustente, hoje é preciso fazer uma distinção entre legitimidade e legalização. A legitimidade da Psicopedagogia - enquanto práxis - e do Psicopedagogo - enquanto profissional - já foi alcançada. É preciso agora legalizar/oficializar através de leis o que já está legitimado.
Como referenciar: "Avaliação Psicopedagógica: uma Teia de Possibilidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 28/04/2024 às 09:56. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/avaliacao_psicopedagogica/index.php?pagina=2