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A Utilização da Música como Facilitador no Ensino da Geografia (página 3)

Uma das propostas de utilização da música é apresentada nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de arte (BRASIL, 1998). Segundo o documento citado, a música pode ser utilizada no ensino tendo como referência três eixos:

1.  O eixo da produção - "expressão e comunicação em música, improvisação, composição e interpretação";
2. O eixo da fruição/apreciação - "apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical";
3.  O eixo da reflexão/contextualização - "música como produto cultural e histórico: música e sons do mundo" ou compreensão da música como produto cultural e histórico.

Com base nesses três eixos é possível sugerir três objetivos do uso de músicas no ensino de geografia:

-   a apreciação de músicas de forma crítica e não apenas como lazer;
-  a contextualização da música, levando em conta que esta é um produto cultural e histórico-geográfico;
-  a produção (composição e interpretação) de músicas que tenham relação com os conteúdos de geografia.

    Se analisarmos ao longo dos tempos, encontraremos inúmeras músicas com contextos "histórico-geográficos", muitas vezes com palavras de protesto contra um fato ocorrido, relatos de eventos e até mesmo com ensinamentos que podem ser utilizados no dia a dia. Temas políticos e de protestos, foram os preferidos de muitas bandas nascidas em meados dos anos 80 quando a censura dominava e a ditadura ainda estava ativa, assim foi criado um vasto conteúdo de letras que podem ser abordadas em muitos assuntos tratados em sala de aula. Ainda podemos nos utilizar de uma enorme gama de letras com âmbito ambiental, globalização e fatos extremamente importantes, como a ida e volta dos exilados da ditadura, tratado na música "O Bêbado e o Equilibrista" de Elis Regina.

O professor pode também não somente utilizar as letras de músicas já existentes, como pode propor aos alunos a produção de novas músicas a partir do tema desenvolvido, a fim de formar uma integração do assunto proposto e a opinião do aluno sobre o mesmo. Além de estimular que o aluno estude sobre o tema haverá uma fixação do conteúdo, uma vez a música escrita poderá ser uma forma mais fácil de compreensão do conteúdo abordado.

Toda canção é um gênero discursivo, que é uma forma de enunciado produzido historicamente e realizado de maneira diversa mediante o interesse, intencionalidade e finalidade do ser humano. Assim, atua como instrumento dinâmico de ação criativa fundamental para a socialização, pois por meio deles indivíduos se inserem nas mais diversas atividades comunicativas e se capacitam a interagir com o mundo

Um fato de importante relevância também, citado em um dos textos analisados para elaboração desta resenha, o autor relata que na pesquisa muitos alunos percebem a importância da música não só como arte, mas também como veiculadora de informação o que mostra mais uma vez a importância da utilização desse recurso em salas de aula.  

Vale ressaltar que a música como agente veiculadora de educação acaba por levar a educação a todo lugar, não somente em sala de aula. A partir do momento em que o professor começa a demonstrar para seus alunos que as músicas retratam valores importantes para o estudo da geografia, eles próprio irão começar a se atentar para novas músicas e novos assuntos que nelas estarão contidos.

Sabe-se da importância do papel do professor na aprendizagem dos jovens, pois é através dele que acontece a mediação, ou seja, o professor proporcionará um momento onde suas relações produzirão resultados significativos para a aprendizagem, deixando o ensino mais proveitoso, estimulante e por que não, de fácil compreensão. Para que este processo aconteça, é necessário o olhar atento do professor a todos os alunos, pois através de seus gestos, sua fala, as construções coletivas do conhecimento, considerando que a interação que ele proporciona levará a perceber o processo de aprendizagem do aluno ou as dificuldades geradas por ele. O professor deve ser um amigo, alguém que está na sala de aula por inteiro, percebendo as relações e nelas intervindo quando necessário. Para isso, o professor deve ter conhecimento dos conteúdos a serem trabalhados com os alunos, deve levar a sério a palavra Educador, enfim, que trabalhe com profissionalismo.

No Brasil atualmente podemos notar uma grande crise principalmente na rede pública de ensino, onde muitas vezes o professor está repleto de boa vontade para educar, porém, diversas vezes essa boa vontade não é retribuída por parte dos alunos que em muitos casos vê o estudo somente como obrigação, e não percebe que o seu futuro depende daquele momento. Por isso é preciso agir de forma diferenciada para obter a atenção desses alunos. Mas o que ainda se vê é muita timidez quando o assunto é aplicar didáticas pedagógicas alternativas. A escola, assim como o professor, contribui no processo de construção do papel do professor quando constrói o Projeto Político Pedagógico.

Devemos notar que trabalhar com música na sala de aula, além da folga das tensões que nos deparamos muitas vezes em sala de aula, propicia o desenvolvimento de potencialidade fundamentais no bom desempenho das atividades escolares e, mais importantes, facilitam a compreensão do mundo, pois lhes é dado a oportunidade de discutir, inventar, criar e transformar.





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Como referenciar: " A Utilização da Música como Facilitador no Ensino da Geografia" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 00:59. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/a_utilizacao_da_musica/index.php?pagina=2