Ovide Decroly
Ovide Decroly nasceu em 23 de Julho de 1871 em Renaix, Bélgica. Era filho de um industrial de origem francesa e de uma professora de música.
Os primeiros anos da sua vida foram passados no meio de um grande jardim onde o pai o iniciou nos trabalhos manuais e como estudante, não teve dificuldade de aprendizado, mas por causa de indisciplina, foi expulso de diversas escolas.
Era um estudioso das realidades do mundo, foi um naturalista muito expressivo no seu tempo e a influência destas ideologias repercutiram-se na sua atuação profissional e na sua obra durante toda a sua vida. A música e a medicina eram fortes inclinações de Decroly e muito influenciaram o seu pensamento e personalidade.
Em 1896 formou-se em medicina e estudou neurologia na Bélgica e na Alemanha. Decroly sempre voltou sua atenção para as crianças deficientes mentais e esse interesse o levou a fazer a transição da medicina para a educação. O educador criou uma disciplina chamada “pedotecnia”, dirigida ao estudo das atividades pedagógicas coordenadas ao conhecimento da evolução física e mental dos pequenos.
Fundou em 1907 uma escola, a École de L’ermitage, em Bruxelas para crianças consideradas “normais” e serviu de espaço de experimentação para o estudioso. A partir daí, viajou pela Europa e pela América, fazendo contatos com diversos educadores. Decroly faleceu em 1932, em Bruxelas.