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Lev Semenovich Vygotsky

Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934) nasceu na Rússia, em um contexto histórico de conflitos políticos (Revolução Russa), sendo este um dos motivos pelo qual sua obra só foi conhecida e valorizada mais recentemente, apesar de sua pesquisa ser de suma importância para as ciências educacionais e psicológicas.

Fez seus estudos na Universidade de Moscou para tornar-se professor de literatura. O objetivo de suas pesquisas iniciais foi criação artística.

Foi só a partir de 1924 que sua carreira mudou drasticamente, passando a dedicar-se a psicologia evolutiva, educação e psicopatologia. A partir daí ele concentrou-se nessas áreas e produziu obras em ritmo intenso até sua morte prematura em 1934, devido à tuberculose.

Vygotsky questiona como a emoção modifica o pensamento. Sendo a emoção um processo de interação entre o organismo e o ambiente, há três formas de correlação:

· Primeiro pela predominância do organismo sobre o ambiente; as tarefas são resolvidas sem dificuldade e tensão em ótima adaptação com um gasto mínimo de energia e força; ocorrência de satisfação e sensações positivas; 

· Segundo quando predomina o ambiente sobre o organismo que passa a adaptar-se com dificuldade e tensão desmedida, e o comportamento transcorre com sua força máxima, grande investimento de energia e o efeito de adaptação serão mínimos; ocorrência de sensações negativas de angústia, fraqueza e sofrimento;

· Terceiro quando há equilíbrio entre o ambiente e o organismo, nenhum prepondera sobre o outro, não há disputa; neutralidade emocional no comportamento.

Como referenciar: "Lev Semenovich Vygotsky" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 05/11/2024 às 02:33. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/biografia/lev.php