Lawrence Stenhouse
Filho de escoceses, Lawrence Stenhouse nasceu em Manchester, na Inglaterra, em 1926. Aos 30 anos concluiu o mestrado.
Foi docente da Educação Básica antes de iniciar carreira na universidade. Sua primeira experiência foi na Durham University.
Depois se transferiu para a Jordanhill College of Education, em Glasgow, a capital da Escócia. Em 1966 foi convidado a assumir a direção do Humanities Project — um projeto de desenvolvimento curricular do Reino Unido.
Nesse cargo, teve a oportunidade de modificar um conjunto de teorias em estratégias que educadores de qualquer nível de ensino podiam utilizar. Aproveitou para incorporar nesse projeto algumas de suas preocupações, como o direito do aluno ao saber, a conexão dos conteúdos escolares com o conhecimento de mundo e o valor do diálogo como método pedagógico.
O projeto foi testado durante dois anos, até 1970. Em seguida, Stenhouse criou, com alguns colegas, o Centre for Applied Research in Education, na Universidade de East Anglia, na cidade britânica de Norwich.
O objetivo do centro era compreender os problemas da prática docente, sem perder de vista a ideia do professor como pesquisador. Em 1975 escreveu An Introduction to Curriculum Research and Development (Uma Introdução à Pesquisa e ao Desenvolvimento Curricular), sua obra mais conhecida. Morreu sete anos mais tarde.