Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
Acentuação (5ª série)

Data: 22/07/2008

Objetivo

Observar a ocorrência de palavras acentuadas em materiais diversos, entrando em contato com as regras de acentuação.

Material

- Livros, jornais, revistas

- Folhas de ofício

Procedimento

- Em duplas, os alunos deverão encontrar palavras acentuadas em livros, jornais e revistas (no mínimo 10 palavras).

- O próximo passo será transcrever as palavras separando-as em três colunas, de acordo com a sílaba tônica (última, penúltima ou antepenúltima sílaba mais forte).

- Em seguida, os alunos terão que justificar por que as palavras são acentuadas, consultando as regras gramaticais.

- Feito isso, cada dupla poderá montar uma cruzadinha com as palavras, utilizando no mínimo cinco delas.

- Depois, basta trocá-la com a dupla mais próxima, que poderá resolvê-la.

- Quando as duplas terminarem de responder a cruzadinha recebida, ela deverá retornar para a dupla que a criou, a fim de que seja corrigida.

 

Versão para impressão

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.