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Cidadania e Temas Transversais na Escola

Autor: Marcela Bandeira de Mello Almeida
Data: 04/06/2014
1.0    INTRODUÇÃO

A temática da educação, inevitavelmente, remete a conceitos como cidadania, democracia e participação social de maneira indissociável. É comum, ao definir os objetivos educacionais, que seja citado entre os primeiros a formação para a cidadania.

Por causa dessa indissolução, as ações em instituições educacionais devem contemplar ações que remetam a participação e a cidadania, a formação cidadã deve ser fortalecida e disseminada no contexto escolar.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos que servem como referência para a prática educativa brasileira, e apresentam sugestões de métodos diversos de abordagem das disciplinas que fazem parte do currículo escolar e ainda a abordagem de temas transversais nas disciplinas.

O referido documento apresenta uma proposta de inclusão de temas transversais no currículo escolar entre os quais destacaram ética, meio ambiente, orientação sexual, pluralidade cultural e saúde, tendo em vista que os conteúdos das disciplinas obrigatórias precisam de ferramentas que lhe forneçam condições para que o educando seja apresentado aos conhecimentos necessários a sua participação efetiva na sociedade.

Os temas transversais constituem temas necessários para a garantia de formação de indivíduos cientes de seus direitos e deveres na sociedade na qual estão inseridos, os PCNs (1997) destacaram os temas acima relacionados, porém enfatizam a necessidade de inserção de outros temas abordados pelo educador de acordo com a relevância para a realidade escolar. Além disso, elevaram temas transversais ao mesmo patamar educativo das disciplinas obrigatórias e, nesse sentido, inovaram, pois a preocupação com temas sociais no currículo escolar é recente.

Diferente das disciplinas obrigatórias, os PCNs não dividem os conteúdos dos temas transversais por ciclo por se tratarem de temas que podem ser abordados a qualquer momento do trabalho pedagógico, o que deve ser observado, porém é a profundidade e abrangência com que serão trabalhados.

A avaliação deve ser realizada para os temas transversais assim como para as outras áreas de ensino por fazerem parte dos conteúdos das mesmas e para reger o trabalho docente, adaptando seu trabalho ao aluno.

 A abordagem destes temas auxilia os educadores, pois funcionam como mola propulsora para aquisição de valores que fazem parte da formação moral do indivíduo.

A presente pesquisa pretende apresentar os temas transversais dos Parâmetros curriculares nacionais e suas vertentes para a prática pedagógica.

2.0 JUSTIFICATIVA

Para o exercício pleno da cidadania, é necessário um acesso ao conhecimento de uma maneira abrangente com acesso a todos os recursos culturais relevantes para uma intervenção participativa na sociedade. Nesse sentido, só uma prática educacional inter e extraescolar voltada para esses objetivos pode dar condições para a formação de pessoas capazes de interagir e transformar o meio em que vivem.

A consciência ambiental, o planejamento familiar, a o combate ao preconceito em relação às diferenças sociais, étnicas, religiosas a desmistificação de temas relacionados à saúde e a busca de uma conduta humana cada vez mais reta são alguns dos objetivos da inclusão dos temas transversais no currículo escolar.

A proposta de educação para a cidadania corrobora com o que preconizam os documentos oficiais que tratam da educação e apresenta uma relação com participação social: O debate sobre a questão da cidadania é hoje diretamente relacionado com a discussão sobre o significado e o conteúdo da democracia, sobre as perspectivas e possibilidades de construção de uma sociedade democrática (Brasil, 1997).

Diante da consciência da função formadora da escola e da necessidade de uma prática educacional que esteja voltada para a interpretação da realidade social, do papel transformador que o indivíduo pode exercer, mas que para isso precisa compreender seus direitos e deveres para com a sociedade da qual faz parte, foram estabelecidos os temas transversais que não se constituem novas disciplinas, mas trarão grande contribuição para que se alcance objetivos educacionais voltados para a prática cidadã.

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