Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino Superior: a Dependência que Faz Bem

Autor: Marinalva Coelho de Sousa
Data: 10/07/2014
Resumo: Este trabalho faz uma descrição do tema Tecnologias da Informação e da Comunicação: limites e possibilidades no Ensino Superior, tendo como foco principal, mostrar o desafio dos educadores, e claro, dos educandos desse nível de ensino. Partiu-se então para a conceituação e o surgimento das TICs, bem como da descrição, necessidade e do papel que desenvolvem no ensino superior. O tipo de pesquisa que se usou para embasamento e produção, foi a pesquisa bibliográfica. Menciona-se que o trabalho buscou a todo momento, citar as TICs como divisor de águas no ensino superior. A pesquisa serviu ainda para confirmar o que já se suspeitava. Definitivamente, o ensino superior não pode, nem sabe mais viver sem o uso das tecnologias.


Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Ensino Superior; possibilidades; desafios.  


1 INTRODUÇÃO


    Devido às crescentes e possibilidades de uso das Tecnologias da Informação e comunicação (TICs) na atualidade, vê-se a importância de se pesquisar sobre o tema: Tecnologias da Informação e da Comunicação: limites e possibilidades no Ensino Superior, uma vez que é algo desafiador, e, sobretudo, porque se percebe que são ferramentas que vieram para ajudar e aperfeiçoar atividades de ensino em todo o contexto educacional, mas aqui especificamente no ensino superior.

    Diante disso, observa-se que as proposições para serem pesquisadas, citadas e compreendidas no decorrer do trabalho, têm como objetivo geral: conhecer as TICs no contexto atual do ensino superior. Mas, uma vez que se precisa detalhar, pormenorizar o assunto para que se consiga uma produção mais ampliada, os objetivos específicos são: conceituar o surgimento das TICs; conhecer as TICs utilizadas na atualidade; descrever o papel das TICs no ensino superior.
   
Para Freire (1997),

A ação docente inovadora precisa contemplar a instrumentalização dos diversos recursos disponíveis, em especial os computadores e a rede de informação. Aos professores e aos alunos cabe participar de um processo conjunto para aprender de forma criativa, dinâmica, encorajadora, que tenha como essência o diálogo e a descoberta.

    Não só a sociedade, mas principalmente o contexto educacional - o ensino superior, nota que o ensino aprendizagem toma contexto diferente, graças a adesão das TICs como ferramentas não só para ensinar mas também para aprender. Polato (2009, p. 51) afirma que "cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas três letrinhas".

Diante disso, acredita-se que entre professores e educandos do ensino superior seja um fator determinante. Isso se deve ao fato de que a sociedade não admite mais alguém que não tenha conhecimento das tecnologias. Chartier (2013, p. 30) diz que o uso das tecnologias deve ser uma obrigação, pois "nossa sociedade está vendo nascer um novo modelo de analfabetismo: o digital".

Segundo o autor isso acontece quando o educando/educador usuário, não consegue usar um computador para executar uma simples tarefa como ler ou escrever um texto, e/ou executar tarefas da forma mais simples possível.

Diante disso, percebe-se que domínio tecnológico na atualidade é tão importante quanto o processo de leitura e escrita. Portanto, vê-se que o uso das TICs no ensino superior, não é só uma ferramenta de trabalho é a possibilidade de impulsionar, transformar, automatizar, otimizar, favorecer a comunicação, a tomada de decisão, bem como para definir estratégias desse novo jeito de ensinar e aprender.


  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.