Você está em Artigos

Resumo da História da Educação no Brasil (página 4)

6.    A PRIMEIRA ESCOLA:

   Com a missão de educar os filhos dos colonos que iriam para a Universidade de Coimbra, é que a Coroa investiu na educação dos jesuítas. A primeira escola jesuítica foi em Salvador, Bahia de Todos os Santos, por Manoel da Nóbrega.

   Os jesuítas fundaram o Colégio em São Vicente, transferido para Piratininga, que deu origem também à cidade de São Paulo, em 25 de janeiro de 1554. Essa afirmação é um tanto polêmica, pois em 1554 o Brasil ainda não tinha como ter uma base escolar, pois vivia em guerras guaraníticas. Aconselho a leitura de acadêmicos, mas é essa a afirmação que está nos livros de História, porém é contestada por Professores doutores em História, pois não havia condição de se estabelecer nada que não fosse guerra em 1554.

   Padre José de Anchieta promoveu missões para a educação dos colonos. Os filhos dos colonos eram educados de uma maneira, os índios de outra. Em certas épocas, as mulheres não podiam assistir às aulas. Ler, escrever, aprender um ofício, técnicas de pecuária, latim e canto orfeônico eram oferecidos aos filhos dos colonos. Aos índios apenas a adoração ao cristianismo e a submissão aos colonos. A terminar o curso de humanidade, os filhos dos colonos eram encaminhados para a Universidade de Coimbra.
Os jesuítas criaram as missões e reduções, que eram centros de catequização para os índios.

   Dom José I, Rei de Portugal (1750-1777) era "O Reformador", Marques de Pombal era seu Secretário de Estado de Reino. Dom José I trouxe reformas políticas para a colônia, através de seu secretário Pombal. No século XVIII a monarquia portuguesa passou por transformações devido ao mercantilismo europeu. O interesse da burguesia em aderir ao mercantilismo ameaçava o absolutismo monárquico, ou seja, os colonos queriam eles mesmos ter liberdade de vender seus produtos para outros países, o que ameaçava a submissão com Portugal.

   A Inglaterra foi a principal fonte desse mercantilismo e ameaça ao Brasil como colônia de Dom José I. Dom José queria que os colonos vendessem a matéria prima retirada do Brasil (principalmente o pau-brasil) através de Portugal, mas os colonos ganhavam mais ao fazer os negócios sem a intermediação da Coroa. Fora isso, Portugal não fazia manufatura e parte dos colonos oferecia para a Inglaterra parte do material já manufaturado.

   Dom José reage contra esses prejuízos e coloca o Marquês de Pombal para resolver a situação. Pombal age ferozmente contra os liberalistas que ameaçavam a Coroa. A descoberta do ouro no sudeste e os engenhos de cana de açúcar e café perdem sua força. Os colonos começam correr atrás do ouro. A medida drástica e eficaz que Pombal encontrou foi instalar uma taxa para a Coroa de tudo o que fosse arrecadado. Essa taxa se chamou derrame. O derrame era uma contribuição de cada colono de 100 arrobas de ouro por ano para a Coroa. Uma arroba é igual a quinze quilos, imaginem o que tiravam do Brasil. O não cumprimento levava ao confisco dos bens, ou seja, o colono que não contribuísse tinha suas terras confiscadas. Isso gerou insatisfação dos colonos, dai começa a trama contra a Coroa que irá culminar na Independência do Brasil.

7.    A COMPANHIA DE JESUS:

   A Companhia de Jesus era uma instituição mantida pela Coroa, que financiava a educação fornecida pelos jesuítas. A Companhia recebia 10% de toda arrecadação para educar os filhos dos colonos. A ideia da Coroa era clara do ponto de vista de formar uma colônia de Portugal bem organizada e submissa ao rei.

   Porém a revolta dos colonos faz com que Pombal desestabilize sua educação e acuse a Companhia de Jesus de traição contra D. José I. Pombal alega que os jesuítas planejavam a independência do Brasil e ensinavam isso aos colonos, o que pode ser realmente o que tenha acontecido, pois os jesuítas tinham interesse no dinheiro dos colonos também. Vendendo diretamente para a Inglaterra, tantos os colonos como os jesuítas ficavam mais ricos! Pombal expulsa os jesuítas e termina com a educação no Brasil durante um período.

Anterior   Próxima

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Resumo da História da Educação no Brasil" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/05/2024 às 09:37. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/resumo_da_historia/index.php?pagina=3