Você está em Artigos

A Utilização de Recursos Audiovisuais em Apresentações Públicas

Autor: Maria Aparecida de Oliveira Freitas; Gisela G. Garbe
Data: 17/04/2009

1. Introdução

      Diante da perspectiva de falar em público - mesmo que para uma plateia conhecida, como alunos ou colegas de trabalho, seja em pequenas reuniões ou em grandes eventos, as pessoas têm receio de sua performance. Podemos até atribuir esta dificuldade ao ensino profissionalizante que recebemos na universidade e que geralmente não nos dá subsídios para apresentar em público nossas ideias ou observações, permitindo que enfrentemos de maneira natural este desafio.

      Em nossa formação profissional no âmbito da graduação - não importa a área do conhecimento em que iremos atuar, não somos habilitados para sermos exímios oradores ou escritores; porém, ao longo de nossa trajetória acadêmico-profissional, por vezes, somos expostos a situações em que sentimos a necessidade de estarmos habilitados ao adequado uso das tecnologias da educação nas suas diferentes formas e especialmente na comunicação verbal, que também nos serve como instrumento de progresso e aperfeiçoamento  profissional e pessoal.

      Por vezes ouvimos alguém dizer: "- José tem muita facilidade para falar em público, isso é um dom inato".... Na verdade, algumas pessoas têm realmente esta "facilidade" para comunicar-se, mas ao contrário do que muitos pensam não é um "dom inato"; falar em público é, sobretudo, uma questão de treinamento adquirido com a experiência de sucessivas apresentações ao longo de nossa trajetória como profissionais.

      Portanto, qualquer indivíduo, com algum treinamento, poderá expor suas ideias, apresentar um trabalho ou fazer uma exposição pública desde que conheça o assunto sobre o qual irá falar, prepare de maneira adequada sua apresentação, e siga algumas regras básicas para apresentar-se em público.

      O conhecimento do assunto a ser apresentado é fundamental para que, a partir daí, façamos uma cuidadosa preparação do material e o devido ensaio da apresentação, pois dessa forma, asseguramos o sucesso de nossa proposta por mais temerosos que estejamos.

Portanto, seja criterioso, pesquise, estude e organize sua apresentação com dedicação, estruture suas ideias, faça um roteiro, prepare audiovisuais de "apoio", pois segundo GREGÓRIO (2006), devemos ter consciência de que os recursos são um "apoio à comunicação do pensamento, e não o próprio pensamento".

      Portanto, o recurso não pode ser mais importante que o conteúdo de sua apresentação. Procure usar linguagem corrente, seja educado, atencioso e respeite o tempo que lhe foi permitido para falar a fim de não correr o risco desagradável de ser interrompido por seu interlocutor.

      2. Preparação do material audiovisual para apresentação pública. Primeiras preocupações:

- Elaborar um planejamento sobre a apresentação, incluindo informação à plateia da duração de sua apresentação (calcular o número de slides/transparências de acordo com o tempo; em média calculamos de 1 a 2 minutos por slide);

- Procure conhecer o público para o qual irá falar (quem são os participantes da aula/palestra);

-  Procure conhecer o espaço físico de sua apresentação (em que local irei realizar minha aula/palestra e qual(ais) recurso(s) audiovisual(ais) disponível(is) );

-  Determinar o recurso audiovisual com o qual irá trabalhar ;

-  Delinear os objetivos, finalidades,  conteúdos  e metodologia da apresentação;

-  Domínio do assunto a ser apresentado;

  Próxima
Como referenciar: "A Utilização de Recursos Audiovisuais em Apresentações Públicas" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 24/04/2024 às 20:19. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/recursosaudiovisuais1/