Você está em Artigos

A Contextualização das Políticas Educacionais Brasileira sob Análise Crítica e Emergente

Autor: Vagner Moraes Farias
Data: 14/12/2011

Resumo:

O seguinte artigo vem abordar a temática Educação e sua real importância, o papel do gestor bem como a legislação que rege o ensino formal atual.

Introdução:

Nos tempos atuais é importante abordar o verdadeiro papel do gestor nas instituições de ensino, as leis que regeram e regem os espaços escolares para que possamos atender as reais demandas e assim levar qualidade aos nossos alunos e aproximar a comunidade escolar que tem permanecido ausente em algumas ocasiões.

Desenvolvimento:

Segundo Motta, educação é a manifestação cultural que de maneira sistemática e intencional, forma e desenvolve o ser humano. É importante lembrar que o desenvolvimento ocorre em aspectos físicos, intelectuais e morais. Além disso, é necessário ter conhecimento que a educação é um processo que ocorre gradativamente. Essa gradatividade ocorrerá de acordo com a sociedade, ou melhor, com o contexto desta.

Para que possamos compreender a educação far-se-ão necessários especialistas nesta área. Assim, denominou-se a Pedagogia que estuda a educação, a instrução e o ensino. Por sua vez, recebe o nome de Pedagogo, segundo Demerval Saviani:


Aquele que domina de forma sistemática e intencional as formas de organização do processo de formação cultural que ocorre dentro da escola.

É importante ao falarmos sobre gestão, pois através de sua prática inúmeros problemas educacionais serão solucionados. Gestão é entendida como arte de pensar, decidir. E quando abordamos esta temática estamos nos referindo a normas.

Esta, a gestão passou a ser incorporada, de fato, no ramo da educação quando é mencionada na lei n.9394/96. Não podendo esquecer que ela foi citada na Constituição Federal de 1988. A gestão vem provocar uma nova mudança quanto ao administrar.

É através desta gestão que se constituem condições para resolver, ou melhor, entender as normas, diretrizes, estrutural organizacional no espaço educacional.

É preciso aqui elencar quatro tipos de gestão:

a) Técnico- científica: há o predomínio da visão tecnicista. A preocupação é com as funções e tarefas do trabalho escolar. O diretor é quem determina as hierarquias levando a crer numa gestão imposta;

b) Autogestionária: baseia-se na inter- relação entre as pessoas. Nesta gestão existe a valorização do grupo;

c) Interpretativa: o processo de organização aqui ocorre de forma com que haja significados subjetivos dos interesses das pessoas que a compõe. Sua característica maior é o uso da ação, pois nela aparecerão as interações sociais dos indivíduos;

d) Democrático- participativa: parece ser um bom modelo, porque se busca articular direção escolar, membros, alunos, pais e comunidades. Todos estes em busca de objetivos comuns, de desenvolver a função social.

  Próxima
Como referenciar: "A Contextualização das Políticas Educacionais Brasileira sob Análise Crítica e Emergente" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 08:56. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/politicaseducacionai/