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O pedagogo para além da escola

Autor: Bruno Alves Faria
Data: 01/04/2014

Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a possibilidade de atuação do profissional da Pedagogia em espaços não escolares, sinalizando que o pedagogo não necessita cristalizar a sua prática pedagógica no contexto escolar. Este trabalho é parte integrante da monografia intitulada "A construção da identidade profissional do pedagogo - um discurso inacabado".

Palavras-chave:
Pedagogia; Pedagogo; Espaços Não Escolares


Muitos indivíduos não sabem definir o que é Pedagogia e constantemente associam o curso à docência para crianças, aos tradicionais murais, às fantasias que os professores confeccionam em datas comemorativas para os seus alunos. Para Durkheim a Pedagogia era vista como utopia educacional, para Dewey como filosofia da educação e para Herbart como ciência da educação (Ghiraldelli, 2006). Esta última definição é a linha defendida por grande parte dos pedagogos e estudiosos da área na atualidade. Logo, podemos compreender a Pedagogia como a ciência que se desdobra para entender o fenômeno educativo em sua multiplicidade.  Na educação formal, em instituições escolares e acadêmicas ou em espaços não escolares, sindicatos, organizações não governamentais. E até mesmo no contexto familiar.

Para além da escola

Vivemos na sociedade da informação e se não nos posicionarmos de forma crítica diante da avalanche de conteúdos vinculados pelos meios de comunicação de massa seremos soterrados por esses saberes midiáticos. Esse fenômeno tem gerado uma busca em obter algum tipo de formação, seja ela regular (formação básica ou superior) ou em cursos "livres" para o aprimoramento profissional e pessoal, e nesse processo observamos o surgimento de inúmeras escolas de "qualificação" e cursos a distância, oferecidos através da Internet.

Segundo Libâneo:

Em várias esferas da sociedade surge a necessidade de disseminação e internalização de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Mesmo no âmbito da vida privada, diversas práticas educativas levam inevitavelmente a atividades de cunho pedagógico na cidade, na família, nos pequenos grupos, nas relações de vizinhança. Em resumo, estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica (cf. Beillerot, 1985) (2010, p. 27).

Sendo a Educação uma prática social e possuindo diversas modalidades de manifestação torna-se necessária socialmente uma formação que contemple as múltiplas possibilidades de atuação do profissional da Pedagogia. A escola não é o único local de transferência de saberes, como aponta Brandão:

Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor; o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante (Brandão, 2006, p.9).

A Pedagogia é uma das Ciências da Educação e talvez a que melhor se aproxima de uma análise mais completa do fenômeno educativo. E o profissional da Pedagogia é o especialista em Educação, sendo assim, o caráter investigativo e atuante do pedagogo extrapola os muros escolares, uma vez que a Educação não se apresenta apenas na escolarização como já mencionado acima. A própria Resolução de 15 de Maio de 2006, que estabelece diretrizes para o curso de Pedagogia, faz menção aos espaços não escolares de ensino como possibilidade de atuação, embora não direcione pontualmente para uma atuação eficaz. 

Ao falarmos de práticas pedagógicas, da gestão do processo educativo, que acontece na escola, nos sindicatos, em grandes empresas, nos programas educativos em grandes sistemas de comunicação ou em qualquer outro espaço que haja a necessidade de articulação entre o saber específico e como aplicá-lo de maneira que os sujeitos apreendam satisfatoriamente, seria importante o pedagogo se fazer presente.

A mudança das reformas dos anos 80 e 90, pouco a pouco trazem novos desafios para o curso de Pedagogia e percebemos que estas alterações legais associadas às transformações e exigências sociais fizeram com que, a atuação do Pedagogo, ultrapassasse as fronteiras das escolas e cargos executivos (diretorias, secretarias, ministério) e este profissional passa a atuar em outras instituições, até porque as transformações ocorridas no currículo da Pedagogia o capacita para tal (Ceroni, 2006).
     
Com as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas, o cenário educacional sofreu impactos e inevitavelmente influências. Com isso, repensar o papel social da escola e as novas formas de transmissão dos saberes é de extrema importância.


Referências:


BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo, Brasiliense, 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP no 1, de 15 de Maio de 2006.
CERONI, Mary Rosane. O perfil do pedagogo para atuação em espaços não escolares. An. 1 Congr. Inter. Pedagogia Social. Março de 2006.
GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é Pedagogia. São Paulo, Brasiliense, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

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Como referenciar: "O pedagogo para além da escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 14:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedagogo_alem_escola/