Seja Ótimo Professor em 3 Tempos
Autor: Maria Luiza Marins Holtz
Data: 14/08/2008
Como conseguir que os alunos aprendam
Ensinar é, acima de tudo, relacionamento humano sincero e emotivo, com o objetivo de fazer manifestar mudanças positivas e definitivas no comportamento das pessoas, a partir do que está sendo ensinado. É um dom.
É ilusão acreditar que a ausência de aprendizagem dos alunos, é conseqüência da simples "falta de educação", da "falta de interesse" deles ou da "falta de boa remuneração? do professor.
Conversando com professores, percebo um grande desconhecimento a respeito do processo de aprendizagem.
Noto que na verdade, os professores desconhecem o que seja ensinar.
São poucos os que conseguem mudanças de comportamento nos seus alunos com o que ensinam.
A maioria apenas fala de assuntos para os alunos escutarem, passam lições de casa para os pais, ou outras pessoas ensinarem ou fazerem, e na prova usam a nota para justificarem a ausência de aprendizagem ou a competência dos pais nas lições de casa.
Em minha opinião há dois fatores que impedem que o professor ensine e consiga que os alunos aprendam:
1º - A Nota - Percebi nas minhas atividades de ensino e direção escolar, que o uso da nota, acomoda os professores:
- Bloqueia a capacidade de observação e de busca de soluções para se fazerem compreender pelos alunos.
- Desvia a atenção e a dedicação deles da qualidade do processo de ensinar e se comunicar.
- Serve de "arma" com a qual podem ameaçar o aluno e justificar suas próprias dificuldades de conseguir e manter o interesse deles pelo assunto.
Sem a nota:
- O professor passa a se dedicar à qualidade da sua comunicação e à qualidade dos seus conhecimentos sobre ensino e sobre o assunto que deve ensinar.
- Percebe quando não está conseguindo se fazer entender.
- Percebe quando os alunos não compreendem e não se interessam pelo assunto.
- Sente-se forçado a procurar várias maneiras diferentes de se comunicar, de ensinar, até perceber a aprendizagem.
As experiências com treinamentos empresariais, com os quais trabalho há 25 anos, consegue alto nível de aprendizagem.
São treinamentos que obrigatoriamente tem que mudar o comportamento para ampliar a produtividade.
Nenhum usa nota.
2º - A Avaliação - Avaliar o aluno é dar valor, é apreciar, estimar o merecimento, reconhecer a grandeza. Não é desvalorizar.
Essa consciência é fundamental.
A avaliação mais justa é aquela que compara o progresso do aluno consigo mesmo, e não com os outros.
Cada ser humano é único e contém um universo imenso dentro de si formado com todas as suas experiências.
Cada um tem seu próprio ritmo, sua própria prontidão.
A avaliação conjunta é injusta.
Todos os vencedores e campeões, em qualquer área de atividade, estão sempre se avaliando. Sempre se vencendo com o estímulo e orientação de um técnico.
Se ficarem preocupados com o desempenho dos outros e não com a mudança do seu próprio desempenho, desperdiçarão energia que ocupariam em se superar.
O professor tem a mesma função do técnico. Relacionamento humano sincero e emotivo estimulador das mudanças de comportamento e dos progressos.