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Os Entraves da Inclusão dos Alunos Surdos no Ensino Regular (página 2)

DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

1 - Educação de alunos surdos e sua história

Na história da surdez anos atrás era vista como uma doença, as crianças que nasciam com essa deformidade na época era banida da sociedade, ou seja, eram criadas nos porões das casas, não podiam fazer parte de nenhum evento social. As famílias tinham vergonha de expô-las, com passar dos tempos às escolas para surdos foi atualizando e construindo uma política para atender esses alunos com qualidade, mas ainda excluído do estudar juntos, pois mais que implantassem projetos e aulas diferenciadas mesmo assim eram separados dos demais.

Após longas discussões sobre o tema, os decretos contidos nas declarações, acordos internacionais, legislação, pareceres e resoluções, entre outros, começam a surgirem mudanças importantes nessa área que trás em seu texto igualdade para todos. Devido às mudanças que vem junto com essa inclusão envolvem um número de grande de diversidade para todos envolvidos nesse processo. Precisa-se saber lidar com as diversidades, é termos a consciência sobre as diferentes experiências, reconhecendo o valor de cada um e respeitar seus potenciais e capacidades de participar do processo de ensino aprendizagem, sem ser excluído das atividades propostas.

As políticas nacionais de inclusão escolar têm como base a Lei de Diretrizes de Bases da Educação no Brasil - LDB, Lei 9394/96 (BRASIL, 1996),

"... que define Educação Especial como modalidade escolar para alunos com necessidades educacionais especiais, preferencialmente na rede regular de ensino. Também é importante destacar a Resolução CNE/CEB 2/2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, e o Parecer CNE/CEB 17/2001, o qual contém definições e abordagens relativas aos conceitos referenciais que sustentam o discurso da educação inclusiva no Brasil".
 
 Os estudantes surdos precisam ser acompanhados nas suas potencialidades individuais para garantir o sucesso da aprendizagem, fazendo as  adequações necessárias para atingir o objetivo proposto.




2- As leis e os Decretos sobre inclusão

Os documentos vigentes voltados para as leis da inclusão hoje no Brasil que tratam em seus textos os diretos da inclusão, um deles é a Declaração de Salamanca que trás em seu texto elencados aos pais o direto de escolha sobre a educação de seus filhos, cabe à família escolher o que julga ser melhor nessa etapa do aprendizado. Propõe estratégias dos pais participarem de atividades educacionais na escola e em suas próprias casas, caracterizando atividades extracurriculares, sabe-se o quão e importante continuar a aprendizagem em casa para fortalecer a aprendizagem dos seus filhos em relação às atividades desenvolvidas na sala de aula caracterizando assim um reforço para aluno. (MEC/Declaração de Salamanca, 1994).

A lei também deixa claro que os alunos com surdez têm o direito de serem alfabetizados nas duas línguas, em Libras e em Português. Kozlowski (1998 apud LIMA, 2006, p. 24) afirma que "trabalhar numa proposta bilíngue significa dar o direito e condições ao aluno surdo de poder utilizar duas línguas para uma melhor aprendizagem e, assim, poder participar de todas as atividades propostas em sala de aula, bem como em atividades extraclasse, nesse momento cabe ao aluno escolher a língua que irá utilizar em determinado momento para uma aprendizagem real".

Conforme a citação abaixo:

 O Decreto 5626/2005, que regulamenta a Lei  0.436/2002, em seu Artigo 3º cita a inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema Federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. (BRASIL, 2005).

No Brasil, após a Constituição de 1988, a discussão em torno do tema da educação especial ganhou muita força e espaço para garantir a inclusão escolar, e receber o aluno e poder dar todas as condições para superar as dificuldades na aprendizagem.
A educação de surdos deve ser ministrada nas duas línguas, desde a educação infantil, pois quando começa cedo o ensino a criança aprende melhor essa fase é da imitação e assim garante que nos próximos anos já estão familiarizado com as duas línguas e pode futuramente escolher para melhor progredir em seus estudos e para a vida adulta também, e assim poder ser inserido melhor na vida adulta.

O ensino das crianças surdas deve ocorrer por meio da Libras como primeira Língua ou da língua Portuguesa como segunda Língua, para pode fazer parte da sociedade e assim ser inserida em sua totalidade. Mas ainda percebe que a escolarização dos alunos surdos enfrentam alguns entraves, na educação de surdos ainda deixa muito a desejar, pois faltam investimentos para melhor atender a inclusão, temos que direcionar o olhar para as dificuldades que nos últimos anos vem crescendo muito, hoje é cada vez mais comum lidar com alunos surdos nas classes comuns, ou seja, nos ensinos regulares, onde se aprende com as diferenças, porém para alguns é difícil poder conviver com essas diferenças sem uma instrução de como proceder e agir para obter sucesso na aprendizagem.
 
Têm-se mais documentos relevantes sobre o assunto, um deles é a Declaração Internacional de Montreal sobre Inclusão, aprovada em 5 de junho de 2001 pelo Congresso Internacional "Sociedade Inclusiva", realizado em Montreal, Quebec, Canadá. Esse documento veio para ajudar pais, professores, gestores educacionais, mostrar que todos devem agir juntos para garantir a inclusão em sua totalidade. Seria bom que não tivéssemos que recorrer às leis para fazer valer os direitos da inclusão. Torna-se muito desgastante quando temos que ir a uma estância maior para fazer valer o que este previsto em leis, ou seja, garantir os direitos da inclusão. Muitas vezes as famílias desses alunos não têm conhecimento das leis, muito menos dos seus diretos.

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Como referenciar: "Os Entraves da Inclusão dos Alunos Surdos no Ensino Regular " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 19/04/2024 às 18:40. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/os_entraves_da_incluso_dos_alunos_surdos/index.php?pagina=1