Você está em Artigos

Um Olhar sobre a Atuação do Coordenador Pedagógico

Autor: Horacélia Valadares Nascimento
Data: 09/04/2014

RESUMO: Este artigo situa o olhar sobre teoria e prática do coordenador pedagógico em um movimento dialético desejado de ação-reflexão-ação. Primeiro, compreende o papel, a identidade do coordenador pedagógico, seguido de um componente básico que é a formação continuada do professor, ditames da contemporaneidade da ação deste profissional na escola. Desse modo, esses fatos colocam a importância do coordenador pedagógico como principal articulador do cotidiano escolar, com foco nas várias dimensões do processo de ensino e aprendizagem e a exigência de mudanças de atitudes em função das transformações que se operam na escola e na sociedade.

Palavras-chave: Identidade. Formação Continuada. Coordenador Pedagógico.

This article is the look on the theory and practice  of  pedagogical coordinator f in a dialectical movement desired action-reflection-action. First, understand the role, the identity of the pedagogical coordinator, followed by a basic component that is the continuing education of teacher dictates of contemporaneity of action of this professional in the school. Thus, these facts raise the importance of pedagogical coordinator as the main articulator of school life, focusing on various dimensions of teaching and learning process and the requirement of changing attitudes in the light of the transformations that operate in school and in society.      

Keywords: Identity.  Continuing training.  Pedagogical Coordinator.


INTRODUÇÃO

O trabalho do coordenador pedagógico tem sido objeto de muitos estudos e debates na busca da compreensão que defina a especificidade de sua atuação na unidade escolar, uma vez que a função desse profissional encontra-se carregada ainda por uma definição negativa, e, dessa forma, distancia-se das ações educativas em fazer aquilo que é de sua atribuição. No exercício de uma gestão democrática participativa encontra-se esse especialista, o coordenador pedagógico, agente articulador do diálogo e da transformação da comunidade escolar que está sempre predisposto a realizar um trabalho compartilhado com seus colaboradores na gestão da escola.

Sua responsabilidade no acompanhamento e gerenciamento do fazer pedagógico é notadamente indispensável para o bom desenvolvimento docente e discente da escola, havendo, portanto neste sentido, a necessidade de aprofundamento sobre suas práticas e, consequentemente, a reflexão da sua ação no espaço escolar. No exercício de sua profissão, várias são as suas funções para com a escola: mediar, formar, debater, articular, propor, transformar e outras mais. É necessário, entretanto, que este educador esteja sempre atento às modificações significativas e aos percalços profissionais que lhes permitem vivenciar as mais distintas situações sociais no interior da instituição em que trabalha.

Nesse contexto, busco caracterizar o papel do coordenador pedagógico como importante articulador do cotidiano escolar, com base em uma visão integrada e participativa das atribuições que evidenciem a ação do Coordenador nas várias dimensões do processo de ensino e aprendizagem relevantes para a sua prática.

  Próxima
Como referenciar: "Um Olhar sobre a Atuação do Coordenador Pedagógico " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/04/2024 às 23:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/olhar_sobre_atuacao/