Você está em Artigos

Educação: Novas Tecnologias, Velhas Metodologias (página 2)


Não estamos, assim, posicionando-nos contrariamente ao uso dos recursos tecnológicos. Pelo contrário. O computador como fonte de pesquisa (internet, [...]), entre outros, é um grande recurso. Saber usar o computador no nosso cotidiano é hoje uma necessidade primária. No caso do processo acima, pode ser usado para qualificar o momento da teorização e/ou produzir reflexões, inovações [...] no final do processo. A televisão, ou o data show igualmente podem ser significativos para, em algum momento do processo, elucidar, ilustrar aspectos que irão complementar a construção do conhecimento significativo.

 O que não podemos aceitar como professores,

  • que criticamos as teorias da educação (Skinner, behaviorismo, ...) que contemplavam em suas práticas a transmissão de informações (através do quadro, livro,...), onde o aluno, passivamente, era obrigado a copiar e repetir através de  questões fechadas nas provas, possibilitando-lhe apenas repetir a teoria pela teoria;
  • vimos, agora, com um discurso, entre outros, que aquilo que se aprende na escola, na universidade deve ser útil para a vida (Paulo Freire, Piaget, Rogers, Vigotsky, Perrenoud, ...), que os conhecimentos teóricos devem ajudar-nos a compreender melhor a vida e/ou a resolver problemas do contexto, ou como quer La Salle, que nos ajudem a "bem viver";

na prática, escamoteamos o processo, utilizando novas roupagens (computador, data show, ...) para desenvolver as mesmas práticas pedagógicas que tanto criticamos. Como dizem os espanhóis, "vinho velho em barril novo".

 Nossas reflexões têm como objetivo provocar um repensar das práticas pedagógicas e por que não dizer da cultura que se instalou em nosso meio, quando ouvimos colegas professores insatisfeitos pois a instituição não tem equipamentos sempre a sua disposição. Perguntemo-nos, como professores, que ideais teóricos estão atrás dessas nossas práticas no uso desses equipamentos? Parece-nos que é necessário rever a formação dos professores, especialmente o exercício que leva o professor a manejar práticas pedagógicas (metodologia e avaliação) que sejam coerentes como os ideais teóricos  nos quais tanto acreditamos e expressamos em discurso. 

 Na educação básica, a formação dos professores no ensino superior precisa ser revista, além de serem desenvolvidos projetos de formação continuada que possibilitem um constante confronto entre a teoria e a prática. Diferente não pode ser no ensino superior. Esses professores que trazem a cultura das práticas pedagógicas da sua formação na sua prática, onde muitos nem tiveram uma formação pedagógica - didática, ou quando tiveram, muitas vezes, eram desenvolvidas em modelos hoje altamente questionáveis, necessitam, também, buscar uma atualização dos seus métodos, sob pena de formarem profissionais para um mercado que já não existe mais. Aliás, é no ensino superior que o professor precisa estar sempre mais atento às suas práticas e, em conseqüência, que perfil de profissional formam essas práticas.

Alguns questionamentos: Elas estão coerentes com as necessidades do mundo pós-moderno? Possibilitam a esse aluno ser um profissional qualificado e capaz de responder aos desafios desse contexto? Por fim, as perguntas do tema dessa reflexão: Da forma como eu uso as novas tecnologias, possibilitam uma nova  construção de aprendizagem, ou utilizo as novas tecnologias, com roupagem metodológica antiga?  

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Educação: Novas Tecnologias, Velhas Metodologias" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 02/05/2024 às 10:28. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/novastecnologias/index.php?pagina=1