Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
Processos Interativos na EaD: Mediação Pedagógica Através das TICs

Autor: Artur Pires de Camargos Júnior
Data: 10/11/2011

RESUMO:

O tema deste trabalho é a mediação pedagógica que ocorre através da interação social nos cursos a distância mediados pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação. A partir desta temática, define-se como objetivo a análise da mediação pedagógica através de TICs no curso de Pedagogia da ULBRA, modalidade EaD, no polo de Ubá (MG). A fim de obter o referencial teórico necessário a este estudo, utilizaram-se obras de Lev Vygotsky, Tereza Cristina Rego, Celso Antunes, Michael G. Moore e Greg Kearsley, Antônio Simão Neto, Elza Guimarães Oliveira e outros autores. Conforme a abordagem qualitativa, em uma pesquisa de campo, coletaram-se dados através da entrevista e observação, procedimentos metodológicos. Desta forma, percebe-se que a mediação pedagógica depende da interação social e esta, nos cursos a distância, ocorre através das TICs.

1. Introdução

No atual mundo globalizado, a Educação deixou de ser estritamente um meio de aperfeiçoamento cultural e assumiu o caráter de recurso à sobrevivência e inclusão dos indivíduos em um mercado de trabalho competitivo e que exige o constante aperfeiçoamento profissional. Esta nova roupagem dos processos educativos permite compreender a importância da formação acadêmica no contexto da globalização, bem como as transformações por que passa, a partir das últimas décadas do século XX, a Educação.

Nesta perspectiva, a EaD (Educação a Distância) surge como uma alternativa de formação a um público que, anteriormente, estaria excluído da escolarização formal. Trata-se de mais um passo rumo à democratização do acesso a Educação, que, por muito tempo, esteve distante das camadas populares da sociedade e de quem, por motivos de tempo disponível ou localização geográfica, não podia se formar nos tradicionais cursos superiores.

Em consonância com o fenômeno da globalização, a EaD permite a difusão do conhecimento a um público heterogêneo de modo a possibilitar o aperfeiçoamento não apenas cultural, mas também intelectual, profissional e atitudinal dos indivíduos. Esta modalidade de Educação necessita, portanto, de investigação científica, a fim de validar práticas e/ou reformulá-las. Além disso, é urgente refletir sobre as relações humanas estabelecidas através dos estudos a distância.

Diante desta realidade, o tema deste trabalho é interação social desenvolvida através das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), a fim de possibilitar a mediação pedagógica. Esta pesquisa é de extrema importância aos profissionais que se dedicam à EaD, pois eles poderão refletir sobre a prática profissional ao verificar as possibilidades de interação social proporcionadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação nos cursos a distância. Esta modalidade, apesar da separação espacial e/ou temporal, de alunos e professores depende, assim como a Educação Presencial, das relações estabelecidas entre os agentes educacionais (professores, tutores e alunos).

Como contribuição ao conhecimento científico, esta pesquisa oferecerá um cruzamento de dados teóricos e empíricos coletados no polo de EaD da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) em Ubá (MG). Este trabalho possui suas limitações e, desta forma, pretende-se sistematizar um conjunto de referências que possam embasar outras pesquisas na área, bem como destacar a importância dos processos interativos nos cursos a distância como um fator motivacional da aprendizagem.

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.