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A Inclusão do Aluno com Deficiência na Escola Regular (página 3)
5 O Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as Salas Multifuncionais
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (MEC, 2009), é realizado no período inverso do seu horário de aula, e foi criado para dar suporte ao aluno com deficiência a fim de que ele possa acompanhar o currículo da sala ao qual está inserido.
Esse atendimento deve ocorrer em salas de recursos multifuncionais, que contam com materiais didáticos, pedagógicos e equipamentos a ser utilizados pelos alunos com o auxilio de profissionais que tenham formação para desempenhar esse atendimento, dessa forma, o aluno tem um atendimento individual que vai ajuda-lo desenvolver suas potencialidades. O AEE destina-se a alunos com deficiência física, mental, sensorial (surdez e deficiência visual), alunos com transtornos globais de desenvolvimento e aqueles com altas habilidades/superdotação. O atendimento visa complementar a formação do aluno, não podendo ser visto como reforço, pois não são trabalhadas as disciplinas do currículo escolar e sim habilidades necessárias para que ele se desenvolva na sala de aula juntamente com os demais.
Nesse sentido, pode-se dizer que as ações devem ser em cooperação entre o professor de AEE e o professor da classe comum, dessa forma, fazer um levantamento das necessidades educacionais especiais deste aluno, para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas capazes de alcançar resultados positivos, explorando suas potencialidades. A família, outro grupo preponderante nesta ação, pois ela também deve atuar em conjunto com a escola, prestando as informações necessárias e apoiando todos os avanços alcançados pelo aluno com deficiência.
6 Considerações Finais
É certo que todo indivíduo é cidadão de direitos e como tal faz jus a uma educação de qualidade. Sabemos que a educação é o alicerce para o desenvolvimento de qualquer cidadão e dessa forma a inclusão vem para estabelecer um novo modelo onde a escola tem que se adaptar às necessidades educacionais de toda uma diversidade de alunos a fim de alcançar uma educação de qualidade para todos.
Contudo, também sabemos que simplesmente colocar o aluno na sala de aula e não garantir o atendimento que ele necessita, não será inclusão, pois não basta somente atender a legislação vigente, é preciso ter recursos apropriados para assegurar seu efetivo cumprimento.
A proposta de educação inclusiva exige um redimensionamento de recursos financeiros, pois as escolas regulares precisam estar preparadas e equipadas para receber esse alunado com necessidades educacionais especiais. É necessário formação adequada para os profissionais que vão receber e trabalhar com esses alunos. Além disso, ainda existe a questão cultural, conscientizar toda a sociedade, família e até mesmo alguns professores de que estamos diante de uma diversidade, que somos diferentes sim, mas que temos os mesmo direitos adquiridos ao longo do tempo.
Para a educação inclusiva acontecer, também é preciso a união dos pais, dos professores e gestores, todos com o mesmo objetivo, em conjunto a fim de construir um novo conceito do processo ensino e aprendizagem, para que nesse processo estejam inseridos todos os cidadãos sujeito de direitos.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas (MEC, 2009), é realizado no período inverso do seu horário de aula, e foi criado para dar suporte ao aluno com deficiência a fim de que ele possa acompanhar o currículo da sala ao qual está inserido.
Esse atendimento deve ocorrer em salas de recursos multifuncionais, que contam com materiais didáticos, pedagógicos e equipamentos a ser utilizados pelos alunos com o auxilio de profissionais que tenham formação para desempenhar esse atendimento, dessa forma, o aluno tem um atendimento individual que vai ajuda-lo desenvolver suas potencialidades. O AEE destina-se a alunos com deficiência física, mental, sensorial (surdez e deficiência visual), alunos com transtornos globais de desenvolvimento e aqueles com altas habilidades/superdotação. O atendimento visa complementar a formação do aluno, não podendo ser visto como reforço, pois não são trabalhadas as disciplinas do currículo escolar e sim habilidades necessárias para que ele se desenvolva na sala de aula juntamente com os demais.
Nesse sentido, pode-se dizer que as ações devem ser em cooperação entre o professor de AEE e o professor da classe comum, dessa forma, fazer um levantamento das necessidades educacionais especiais deste aluno, para o aperfeiçoamento de práticas pedagógicas capazes de alcançar resultados positivos, explorando suas potencialidades. A família, outro grupo preponderante nesta ação, pois ela também deve atuar em conjunto com a escola, prestando as informações necessárias e apoiando todos os avanços alcançados pelo aluno com deficiência.
6 Considerações Finais
É certo que todo indivíduo é cidadão de direitos e como tal faz jus a uma educação de qualidade. Sabemos que a educação é o alicerce para o desenvolvimento de qualquer cidadão e dessa forma a inclusão vem para estabelecer um novo modelo onde a escola tem que se adaptar às necessidades educacionais de toda uma diversidade de alunos a fim de alcançar uma educação de qualidade para todos.
Contudo, também sabemos que simplesmente colocar o aluno na sala de aula e não garantir o atendimento que ele necessita, não será inclusão, pois não basta somente atender a legislação vigente, é preciso ter recursos apropriados para assegurar seu efetivo cumprimento.
A proposta de educação inclusiva exige um redimensionamento de recursos financeiros, pois as escolas regulares precisam estar preparadas e equipadas para receber esse alunado com necessidades educacionais especiais. É necessário formação adequada para os profissionais que vão receber e trabalhar com esses alunos. Além disso, ainda existe a questão cultural, conscientizar toda a sociedade, família e até mesmo alguns professores de que estamos diante de uma diversidade, que somos diferentes sim, mas que temos os mesmo direitos adquiridos ao longo do tempo.
Para a educação inclusiva acontecer, também é preciso a união dos pais, dos professores e gestores, todos com o mesmo objetivo, em conjunto a fim de construir um novo conceito do processo ensino e aprendizagem, para que nesse processo estejam inseridos todos os cidadãos sujeito de direitos.
REFERÊNCIAS
BRASIL, Constituição Federal, Brasília, 1988.
BRASIL, Lei 13.143 de 6 de Julho de 2.015, Estatuto da Pessoa com Deficiência, Brasília, 2.015.
BRASIL, Declaração de Salamanca: sobre Princípios, Políticas e Práticas na área das necessidades Educativas Especiais, 1.994.
BRASIL, Decreto nº 6.949 de 25 de Agosto de 2.009: Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de Março de 2.007.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
DEFICIÊNCIA, Novos Comentários à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com/ Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica (SDH/PR), 2.014.
EDUCAÇÃO ESPECIAL: Temas atuais/organizado por Eduardo José Manzini. Marília: Unesp - Marília - Publicações, 2.000 179p; Inclusão Social e Municipalização - Maria Salete Fábio Aranha.
MAZZOTA, Marcos José Silveira. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas - 5. ed. - São Paulo: Cortez, 2.005.
MITTLER, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais; tradução Windyz Brazão Ferreira - Porto Alegre: Artmed, 2.003.
PACHECO, José. Caminhos para a inclusão: um guia para aprimoramento da equipe escolar - Porto Alegre - Artmed, 2.007.
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Como referenciar: "A Inclusão do Aluno com Deficiência na Escola Regular " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/03/2024 às 12:25. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/inclusaodeficiencia/index.php?pagina=2