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Intervalo para Hospitalidade: Uma Leitura Pedagógica

Autor: Darci Kops
Data: 05/10/2011

Resumo

O presente artigo aborda a hospitalidade como um paradigma capaz de revolucionar a cultura da hospitalidade da sala de aula em ambientes educacionais, com reflexos na relação professor-aluno e com impacto no projeto pedagógico das instituições educacionais. Utilizando uma leitura pedagógica do processo pedagógico, o autor enfatiza para a necessidade de atitudes hospitaleiras por parte dos protagonistas que compartilham processos de convivência em ambientes educacionais. Reconhece a sala de aula como um fórum privilegiado para a cultura da hospitalidade na convivência social oportunizando uma morfogênese de aprendizagem social para a vida em sociedades plurais. Reconhece-se a necessidade de uma nova epistemologia social capaz de dar guarida ao aprender a conviver e fomentar a atitude hospitaleira nas relações humanas nos diferentes espaços de convivência.

A hospitalidade está pedindo espaço. Uma brecha. Um intervalo. A hospitalidade quer ser o próprio intervalo. A hospitalidade como paradigma está demandando um salto quântico. Admite-se a cultura da hospitalidade como um gap existente nas relações humanas. O gap existente, inclusive, no processo pedagógico, no âmago do processo de ensino, e no mérito da interação professor-aluno.

Quando a hospitalidade não entra na cultura pessoal, na cultura das organizações, e na cultura da sala de aula, estabelece-se um vazio nas interfaces, vazio que relembra o filme "Um Estranho no Ninho", protagonizado por Jack Nicholson e dirigido por Milos Forman. O referido filme encena uma espécie de paradoxo interacional, do tipo, estou dentro (inclusão) ou estou fora (exclusão) do processo.

Quando a hospitalidade está sufocada ou inexiste, recorre-se à metáfora de terra arrasada para caracterizá-la. Um deserto de magnanimidades. As pessoas não se toleram. As organizações não se toleram. Quando não há hospitalidade, os profissionais nivelam por baixo e os aprendentes acumulam experiências indignas e desumanizantes. Desencadeia-se um processo de coisificação onde os relacionamentos são como macarrão instantâneo, do tipo "três minutos e basta". Nessa cultura, podam-se as iniciativas, desobrigam-se os comprometimentos, não se acolhem sugestões, não se trocam elogios e afetos, não se expressam gentilezas.

A hospitalidade é um paradigma que remete para a civilidade e o humanismo. É possível construir um tecido social mais humanizante e civilizado. Muda-se o paradigma, mudam-se os princípios e os fundamentos das relações humanas. Com o advento da cultura da hospitalidade, novos processos se instalam, permeiam novos ingredientes, novas matizes adornam a convivência, novos procedimentos se adotam, novos acordos se pactuam. A hospitalidade conspira para o pilar do aprender a conviver.

A busca pelo sentido da vida, a busca incessante pelos significados das coisas e das relações, encontra ancoragem na hospitalidade. Por meio de a hospitalidade, o nosso fazer, e o existir, toma outra dimensão.

Stephen Covey (1989) enfatiza a importância de três grandes aprendizagens na vida, as quais, direta ou indiretamente, são inerentes ao processo, e ao paradigma da hospitalidade: (1) amar, (2) viver (3) deixar legado. A qualidade do paradigma da hospitalidade, e do seu processo, toma outra dimensão sempre que se agrega algum valor na medida em que se aprende a amar melhor, se aprende a viver melhor, e se aprende a deixar legados relevantes nos processos de convivência.

Covey (1989, p. 44), mesmo não se referindo diretamente à hospitalidade, enfatiza a necessidade de uma mudança de paradigma capaz de influenciar, até mesmo, os micros processos de interação do cotidiano:

Precisamos de um novo estágio de pensamento, um nível mais profundo, um paradigma baseado nos princípios que descrevem exatamente o território efetivo da existência e das interações humanas.

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Como referenciar: "Intervalo para Hospitalidade: Uma Leitura Pedagógica" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 08:05. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/hospitalidade/