Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
Gestão Democrática e Participativa: Educar com a Participação de Todos

Autor: Maria Luciane Fideles Nunes
Data: 02/05/2014
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo esclarecer a importância da gestão democrática e participativa dentro das escolas municipais da cidade de Maribondo (AL) e também focaliza as dificuldades encontradas pelos gestores das escolas que muitas vezes a mesma não se concretiza por falta de participação dos indivíduos que compõem a escola. Isto implica em participação e, portanto, é uma tarefa gigantesca a ser conquistada pela educação, especialmente quando observamos que a escola, na prática cotidiana, enquanto instituição social não está conseguindo se desincumbir de todas as tarefas que lhe são atribuídas. Portanto este artigo foi projetado com o intuito de descobrir quais os acessos e dificuldades enfrentados pelos gestores das escolas municipais de Maribondo que tentam priorizar uma gestão democrática e participativa. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo realizada nas escolas com educadores por meio de observações, questionários e entrevistas no sentido de promover melhorias gerais no ensino.

Palavras-Chave: Gestão democrática. Participação. Dificuldades.


ABSTRACT

This paper aims to clarify the importance of democratic and participatory management within schools in the city of Maribondo AL and also focuses on the difficulties encountered by managers of schools that often the same is not realized due to lack of participation of individuals in the school. This implies participation and, therefore, is a mammoth task to be achieved through education, especially when we observe that the school, in everyday practice as a social institution is failing to discharge all the tasks assigned to it. So this article is designed in order to find out which hits and difficulties faced by managers of schools of Maribondo AL trying to prioritize for democratic and participatory. The research was a qualitative, being held in schools with teachers through observations, questionnaires and interviews to promote overall improvements in teaching.

Keywords
: Democratic management. Participation. Difficulties.

Introdução

A realização desta pesquisa surgiu na perspectiva de analisar quais os acessos e dificuldades enfrentados pelos gestores das escolas municipais do município de Maribondo (AL) que tentam priorizar uma gestão democrática e participativa. Por fazer parte do quadro educacional deste município atuando como educadora, foi possível perceber as dificuldades enfrentadas pelos gestores que tentam desenvolver uma atuação democrática e participativa. Refletindo sobre isso optei por realizar esta pesquisa buscando respostas para as dificuldades que os gestores enfrentam e para importância do trabalho coletivo.  

Pretende-se também com esta pesquisa, provocar uma autorreflexão por parte dos diferentes participantes da comunidade escolar sobre sua responsabilidade como cidadãos na melhoria da educação na sua escola e na consequente melhoria de qualidade de vida na sua comunidade, e tem como objetivo principal reconhecer a importância da gestão participativa como princípios que deve reger o ensino, bem como compreender a importância do trabalho coletivo, aprofundando conhecimentos a cerca da atuação dos profissionais, o envolvimento dos pais e da comunidade refletindo também sobre a atuação do trabalho do gestor frente à entidade de ensino, pois a escola compartilha com a comunidade suas descobertas e recebe dela por meio de seus alunos, a dinâmica de um mundo em constante mudança num processo de colaboração. Não há separação entre a cultura da escola e da comunidade, mas uma extensão em que ambas convivem e se influenciam mutuamente.

Para realização desta pesquisa optou-se por uma metodologia qualitativa baseadas em coleta de dados, através de observações, entrevistas e questionários com educadores das escolas públicas municipais de Maribondo. Segundo (ANDRÉ, 1995, p. 30), a pesquisa qualitativa permite um plano de trabalho aberto e flexível. Para a mesma autora, o estudo qualitativo é o que se desenvolve numa situação natural, é rico em dados descritivos e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada.

Pretende-se com este estudo embasado nos teóricos Faria Filho (2000), Paro (1997), Freire (1975), Libâneo (2004), Marques (1987), entre outros, enfatizar os temas: Gestão Democrática e participativa, Escola, Comunidade e Família, O Perfil dos Profissionais, bem como, a Atuação do Trabalho Participativo na escola.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, artigos 13 e 14, a elaboração da proposta pedagógica deve contar com a participação dos profissionais da educação. Com tais dispositivos, a lei dá um realce ao papel da escola e dos educadores na construção de projetos educacionais articulados com as políticas nacionais, as diretrizes dos Estados e municípios são capazes, ao mesmo tempo, de levar em consideração a realidade específica de cada instituição de ensino. Como afirma Freire (2001): "... O mundo não é. O mundo está sendo. (...) Não sou apenas objeto da História, mas sou sujeito igualmente. (...) caminho para a inserção, que implica decisão, escolha, intervenção na realidade...", portanto, ele retrata a razão emancipatória que possibilita a visão de totalidade.

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.