Você está em Artigos

Funções da Avaliação Escolar

Autor: Kamila Cristina Miranda Cruz
Data: 11/03/2014

RESUMO

Aprender é um processo de transformação relativamente permanente do comportamento humano, onde muitas vezes somos observados e avaliados constantemente sobre nossas ações e posteriormente sobre os resultados alcançados. Cada pessoa aprende e assimila de uma maneira diferente, alguns tendo mais facilidade em determinadas áreas do conhecimento do que outros. No contexto de aprendizagem, está inserida a função de avaliação que com o passar do tempo e com a inserção das novas tecnologias, vem mudando cada vez mais este conceito, com as pesquisas e estudos realizados é possível mudar a maneira de avaliar, pois não é só através de testes e provas que podemos "medir" conhecimentos. Dentro do campo educativo a avaliação pode assumir diversas funções que segundo Bloom são elas: Função Diagnóstica (analítica), Função Formativa (controladora) e Função Somativa (classificatória), assim fazendo também com que os educandos assumam novos papéis, pois passam de seres passivos para seres dinâmicos que ajudam na construção do conhecimento, e faz com que professores repensem suas técnicas de ensino-aprendizagem, revejam alguns conceitos antigos e passem a tentar acompanhar as novas tecnologias.

Palavras-chave
: Avaliação. Tecnologias. Aprendizagem.

1. INTRODUÇÃO

Durante os últimos anos a educação tem passado por muitas transformações, em toda a sua estrutura curricular e metodológica, muitas destas mudanças se dão decorrentes aos avanços tecnológicos que acontecem no campo científico e político-social. No ambiente escolar o educador assume o papel de mediador, onde ele tenta seguir estas novas tecnologias, buscando sempre o caminho correto para acompanhar estes avanços, de acordo com a sua realidade local.
Assim como as transformações curriculares, estão acontecendo é hora de revermos o conceito de avaliação. O ato de avaliar sugere a coleta e a análise de dados que tem por objetivo configurar o novo formato de avaliação. Este novo olhar para a avaliação não se constituí de matéria pronta, pois o professor deve utilizar diversas técnicas e instrumentos variados, para que assim ele consiga diagnosticar o começo, o durante e o termino do processo avaliativo, onde cada educando assume sua identidade. Agora a avaliação não possui mais o caráter de aprovar ou reprovar um estudante, ela tem por finalidade apontar falhas, e auxiliar o professor em sua didática, pois o aluno passa de um ser passivo para um ser dinâmico que ajuda na construção do conhecimento.
Diante deste novo cenário da educação, que vem se transformando a cada dia, não podemos esquecer as três funções da avaliação, que segundo os estudos de Bloom (1993), se divide em Função Diagnóstica (analítica), Função Formativa (controladora) e Função Somativa (classificatória), que tem como objetivo direcionar e aprimorar o trabalho na sala de aula.
  Próxima
Como referenciar: "Funções da Avaliação Escolar" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 20/04/2024 às 05:08. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/