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A Formação Política do Indivíduo

Autor: Luís Fabiano Santos Gomes e Rafael Botelho
Data: 04/11/2011

 RESUMO

A função da educação política deve se tornar uma prática social, ela em si requer do indivíduo uma atenção muito mais ampla, pois seu espaço teórico-analítico das políticas publicas representa uma materialidade da intervenção de Estado, ou o "Estado em ação". Deste modo pode-se resgatar nesse mesmo espaço, as particularidades da educação política contextualizando suas funções e suas práticas.


INTRODUÇÃO

Analisar a relação entre educação e política se faz cada mais necessário na atualidade nacional. Essa conexão tem recebido os mais variados tratamentos, especialmente por parte dos educadores, que tem tecido um emaranhado de criticas aos rumos da educação brasileira nos anos de autoritarismo do regime militar brasileiro. O conteúdo dessas criticas era dirigido ou à submissão dos objetivos da educação escolar à concepção de Estado e sociedade então ressaltadas nas políticas de governo, ou à submissão da educação política dos educandos à ideologia de segurança nacional, passando pela crítica da concepção do neutralismo que a educação brasileira deveria manter face aos problemas políticos da sociedade.

Identificar a tentativa de transformar a educação em um aparelho de inculcação ideológica, de uniformizar a concepção de mundo dos dirigentes do Estado, na consciência dos educandos ou de reverter essa consciência em indiferença em relação à vida política nacional e à própria participação dos cidadãos nos poderes de decisão.

Discutir o valor dessa crítica é de grande importância, pois mantém uma chama acesa em torno da importância da discussão política do ato educativo.

Criar novos caminhos para reconstrução da educação nacional é uma preocupação urgente, mas será necessário fazer uma revisão da extensão, do sentido e da dimensão do ato educativo, para isso é necessário discutir a questão por dentro do processo pedagógico e não mais à sua margem, sem desconsiderar a importância da discussão teórica das relações entre a educação e a cidadania para que a escola possa desenvolver, organizar e ampliar a consciência dos educandos a partir da própria pratica pedagógica, enquanto atividade especifica da vida da escola, desde seus níveis mais básicos  até os níveis superiores da educação escolar.

Para estabelecer a base científica deste estudo, nos reportamos aos seguintes autores: AZEVEDO (1997), DURKHEIM (1967), FREIRE (1979), KELLY (1980), PIAGET (1976), REIS (1994) e RODRIGUES (1998).

Para RODRIGUES (1998), quando falamos sobre educação em sua concepção universal, é evidente que estamos abrangendo inúmeras e vastas áreas do conhecimento humano inseridas no processo educativo. Por semelhante modo, os objetivos traçados nesse processo estão invariavelmente interligados com o reflexo que a educação causa na realidade social de um povo, estado, nação. Desta forma, o cotidiano acaba sendo moldado pela escola, pois nela os indivíduos encontram a primeira estrutura social de suas vidas, com hierarquia, relações interpessoais, confrontos, inclusão e exclusão, entre outros elementos.

DURKHEIM (1967) classifica a educação como um fenômeno social, definindo a constituição do indivíduo da seguinte forma: metade "ser individual", que é inato, inerente e distinto em cada pessoa; e metade "ser social", que se estabelece, coordena e aperfeiçoa por meio da educação. Ao longo dos últimos séculos, muitos educadores escreveram e escrevem de modo amplo e profundo sobre a relação entre cidadania/política e teoria/prática educacionais, partindo de estudos científicos sociais.  Assim, o autor busca definir a suma importância do processo educacional na formação do meio social e vice-versa; ora, deste ponto podemos nos aprofundar nas teorias do filósofo francês, uma vez que, falando sobre educação, falamos por conseguinte em Sociologia.

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Como referenciar: "A Formação Política do Indivíduo " em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 08:29. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/formacaopolitica/