Você está em Artigos

Educação do Futuro, de Quem Depende? (página 2)

É comum, encontrar escolas que possuem recursos e os professores não sabem como lidar com eles e mesmo contendo recursos que possibilitam uma ótima aprendizagem , não são utilizados e os professores continuam a lecionar com seus meios tradicionais. É hora de se perguntar , por onde andam os educadores que estão se formando no presente? Que tiveram sua formação terminada em meio ao tempo das tecnologias?Será que também não estão sendo capacitados para enfrentar as modificações  do mundo? Ou será que não conseguiram seu espaço no âmbito educacional e andam perdidos por aí? É preciso rever o por que de nossas escolas ainda andarem no passado, fazendo com que os seres de nosso tempo presente também fiquem para trás e andem por aí considerando a escola um lugar chato e sem perspectiva de aprendizagem. Esse é considerado um problema de difícil solução, pois é fundamental para se ter um bom desenvolvimento que os alunos sintam prazer em aprender e que os professores compreendam o que venha a ser motivação e o caminho para construí-la, para assim poder agir em torno de suas próprias ações e modificá-las, tornando-se um mediador do conhecimento, mantendo-se atualizado e informado a cerca do que é novo, podendo assim formar cidadãos cada vez mais capacitados.

Ser educador, é participar do crescimento de alguém, e podemos ter a  clareza que não podemos olhar para a sala de aula, apenas, como um lugar onde são repassados meros conhecimentos e sim o lugar onde são reavaliados os conhecimentos pré-existentes para a partir deles transformar pensamentos e atitudes.

Espalhados pelo mundo a fora, há muitos meios tecnológicos que grande parte da população desconhece, são poucos os que têm acesso. No espaço educacional pouco a pouco essas tecnologias vem alcançando seu espaço, ainda não em grande escala, más já existe um pequeno avanço nessa área, principalmente nas escolas publicas onde esses recursos eram escassos, agora os governantes começaram a investir, mas o que se vê é que algo tão desejado e almejado esta tomando o rumo do desperdício, pois a tecnologia tão sonhada está chegando às escolas e continuando inutilizada em algum canto, as vezes ainda empacotados. Por que será que isto acontece? Desejava-se tanto e por que não se utiliza? Essas indagações é de fácil resposta, isso acontece por causa da falta de aperfeiçoamento de nossos educadores, pois os mesmos não tem condição financeira nem tempo para interagir com as novas tecnologias, e quem acaba tendo o prejuízo são nossos educandos que se consideram desestimulados e sem capacidade diante de um mundo tão diferente do que enxergam na escola.

A educação deve favorecer a aptidão natural da mente em formular e resolver problemas essenciais e de forma cor relatados, estimular o uso total da inteligência geral. Este uso total pede o livre exercício da curiosidade, a faculdade mais expandida e a mais viva durante a inicia, que com freqüência  a instrução extingue e que , ao contrario se trata de estimular ou  caso esteja adormecida, de despertar. ( MORIN, 2000, p. 39.).

Analisando o que diz MORIN, a educação deve ser capaz de estimular e desenvolver a vida e mesmo quando se está por baixo, desestimulado, um educador deve ter a capacidade de despertar, de fazer os educandos acordarem para o mundo que os cerca, olhando para a educação como algo prazeroso e estimulante.

Portanto fica provado que estamos vivendo em um tempo de intensas transformações em tudo que existe, e no âmbito escolar não se torna diferente, as praticas educacionais antigas não irão funcionar em meio a pessoas com mentes tão diferentes do passado. Por isso a atualização dos profissionais ligados a educação se torna indispensável, pois vivemos em um mundo onde a criatividade e o conhecimento se faz necessário em todos os convívios, mas se torna primordial  em meio ao ambiente de ensino. A sala de aula não é um lugar apenas de quadro e giz e aula expositiva, hoje ela se transformou em um lugar de tecnologias, jogos brincadeiras, recursos áudios-visuais e muitos outros equipamentos atuantes no contexto educacional em nosso tempo, e se faz de total importância a aquisição de profissionais bem preparados, pois os desafios existem e cabe ao educador saber enfrentá-los, se capacitando e transformado suas práticas, tornando-se  educadores capazes de formar dignos cidadãos que farão o nosso futuro.

Referencias Bibliográficas

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeane Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000. Titulo original: Lês sept Savoirs nécessaires à l?education du futur.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. Titulo original: La tê tê bien faite.

Clique aqui para avaliar este artigo

Voltar para seção de artigos

Anterior  

Voltar para a primeira página deste artigo

Como referenciar: "Educação do Futuro, de Quem Depende?" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 18/04/2024 às 18:34. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaodofuturo/index.php?pagina=1