Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
Educação a Distância Via Internet

Autor: Janayna Avelar Motta
Data: 29/07/2009

A educação a distância vem sendo um grande progresso tecnológico para a humanidade, podemos adquirir conhecimentos com redução de custos através  de uma comunicação virtual. Algumas empresas aplicam provas on-line para observar o que foi aprendido pelo aluno, mas precisa de muito desempenho dos participantes. É uma tecnologia de grande desenvolvimento que demorou ser aprovado e que teve um grande avanço, porém ainda há muito a ser melhorado. Algumas pessoas destacam como é importante a experiência e a qualificação dos participantes do projeto, as características e o comportamento do estudante, o modelo de aprendizagem, a avaliação da infra-estrutura tecnológica e a formação de parcerias e alianças estratégicas.

Atualmente no Brasil a quantidade de pessoas a serem educadas é muito grande, principalmente no ensino superior. São poucas as pessoas que possuem condições necessárias para cursar um ensino superior presencial, seja pela questão financeira ou até mesmo devido à carga horária de uma faculdade, pois muitas vezes trabalham ou tem outras obrigações.

A educação à distância passa a ser vista como uma solução a essas pessoas, pois pode ser feita no mesmo nível que o ensino regular, no ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. Além de estar cada vez mais moderno, com o alargamento da banda de transmissão; como acontece na TV a cabo, torna-se mais fácil pelo fato de podermos ver e ouvir outras pessoas à distância. Muitos cursos poderão ser realizados à distância com som e imagem, principalmente cursos de atualização de extensão.

Do ponto de vista da preparação dos materiais, há uma diferença fundamental entre a educação presencial e à distância. Nesse último caso, é importante que os materiais sejam preparados por equipes multidisciplinares e transdisciplinares, que incorporem nos instrumentos pedagógicos escolhidos as técnicas mais adaptadas para a auto-instrução, tendo em vista que o processo de aprendizagem deverá se formar com uma pequena participação de apoio externo, então o centro do processo de ensino passa a ser o estudante.

O que muitos afirmam é que não importa a quantidade de cursos oferecidos na empresa, mas sim a qualidade dos cursos. Eles devem ser atraentes e de fácil acesso, e principalmente, transferir um objetivo relacionado com o desenvolvimento do participante.

Outra relação que muitos questionam é a respeito do certificado, as empresas que disponibilizam acabam adquirindo mais candidatos, pois as pessoas querem participar de algo que poderá colocar no currículo e que ajudará ele na vida profissional, mas não basta apenas um certificado, o participante deve mostrar que tem competência, conhecimento, habilidade e atitude para tomar certas decisões.

O aprendizado nas organizações tem como principais objetivos servir as metas e as necessidades dos participantes, ajudando as empresas aumentarem a produtividade, o lucro e a eficiência. A maioria dos cursos são personalizados, mas existem também alguns cursos prontos. Algumas das equipes se disponibilizam de tutores, fornecem suportes técnicos e oferecem até cursos de mestrados e doutorados.

Os colaboradores pedem para que os alunos desliguem os telefones e não entrem em e-mail para não haver interferências, além de não tirar a atenção. É importante que as aulas sejam em um computador fora do local de trabalho para maior desempenho, mas não é proibido assistir a aula em horário de trabalho. Essas são apenas algumas sugestões que as empresas advertem.

Os cursos devem ter programas rápidos, interativos e interessantes, além de jogos, textos, figuras, sons, imagens e desenhos, oferecidos de uma forma didática para os alunos pois é isso que eles mais cobram e que dão maior satisfação para continuarem interessados a aprenderem.

O curso de EADI pode ser feito sem restrição para toda a sociedade, ou pode ser somente para empresas que aderem a essa educação para os seus funcionários. Sendo os funcionários das empresas o principal público-alvo.

Existem cursos específicos de algumas horas de duração, e há também cursos com mais tempo de duração. Os cursos que são oferecidos em sala próprias com tutores são mais aceitos pelos alunos, por haver uma interação social entre aluno e professor. Todos os cursos são oferecidos em idioma português, sendo que poucas empresas fornecem outros idiomas.

Muitos criticam a educação via internet levando em consideração que é um principio pedagógico atrasado e desqualificado. O principal motivo de muitas vezes não dar certo o processo educacional a distância é pelos problemas ocorridos na sociedade como a falta de interação tecnológica do aluno fora da empresa e também pela falta de interesse do próprio participante durante o curso. 

Referências Bibliográficas:

GHEDINE, Tatiana; TESTA, Maurício Gregianin; FREITAS, Henrique Mello Rodrigues de. Educação a distância via Internet em grandes empresas brasileiras. Rev. adm. empres.,  São Paulo,  v. 48,  n. 4, dez.  2008 .   Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902008000400005&lng=pt&nrm=iso>. acessos em12  jun.  2009.  doi: 10.1590/S0034-75902008000400005.

www.eca.usp/prof/moran/dist.htm

 


 

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.