Você está em Artigos

A Educação Brasileira com Vistas à Um Desenvolvimento Crescente de Qualidade

Autor: Vagner Moraes Farias
Data: 24/03/2011

Diante das atuais situações, existe uma busca constante quanto à melhoria educacional no Brasil.

Assim, apresento aqui uma série de explanações sobre o assunto que poderão vir a ser analisados para que o pleno desenvolvimento na educação aconteça.

O conhecimento é uma forma de controlar o mundo. Este conhecimento do qual abordo é construído por meio da ação. E a escola vem auxiliar no que tange esta temática.

Porém, temos visto nos meios de comunicação, inúmeros fatores que desencadeiam para uma "ineficiência" de tal prática: a de trabalhar o conhecimento a fim de controlar e administrar nosso meio.

Quem está no meio educacional entende realmente as reais necessidades das escolas atuais. Paulo Freire é um divisor de águas porque apenas não abrange os aspectos relativos à alfabetização, mas também alcança o que é importante para nos formarmos como cidadãos. Desta forma, é imprescindível citá-lo.

Há quem diga que a transformação deva partir dos professores; pois estes têm a percepção de olhar em si mesmos com humildade e assim começar o processo de mudança.

Então, cabe aqui comentar sobre o texto apresentado para análise: Dentro da escola divulgado pela Folha de São Paulo no dia 02 de fevereiro do corrente ano.

A escola brasileira ainda, ao meu entendimento, não reconheceu que deve procurar um caminho. Caminho este que levaria-a desenvolver uma proposta mais centrada na realidade.

Observemos o que diz Paulo Freire:

Educar não é mera transferência de conhecimento, mas sim conscientização e testemunho de vida, senão não terá eficácia.

Com isso a escola necessita estimular a aprendizagem do aluno, despertando a curiosidade e encontrando meios de motivá-lo para que o estudo se torne mais interessante.

  Próxima
Como referenciar: "A Educação Brasileira com Vistas à Um Desenvolvimento Crescente de Qualidade" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 07:54. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/educacaobrasileira/