Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
Disciplina e Indisciplina na Escola - Fundamentada nas Teorias Piagetianas

Autor: Sandrely Alves Porto
Data: 13/02/2017
RESUMO

O presente artigo tem como objetivo principal investigar o processo de desenvolvimento, maturação e moral da criança. Estes fatores implicam na formação do caráter do indivíduo, levando em consideração a importância do meio familiar no estímulo dado às crianças durante as etapas do desenvolvimento, que acarretarão no convívio com a sociedade e com a comunidade escolar, dando assim oportunidade à criança de exteriorizar suas opiniões, formular hipóteses e trabalhá-las ativamente durante os processos das descobertas para aquisição do conhecimento. O estudo, de caráter bibliográfico, demonstrou que é fundamental considerar que a (in) disciplina escolar ocorre por etapas do desenvolvimento gradativo da criança e que é preciso a valorização da coletividade para contribuir na construção da autonomia e desenvolvimento intelectual da criança, no intuito de formar uma sociedade justa e democrática.

Palavras-chave: Maturação, moral, meio familiar e autonomia.
 
1. INTRODUÇÃO

No decorrer de nossa vida profissional como educador e ser humano, podemos observar fatos ocorridos na comunidade escolar, como por exemplo a indisciplina, que é indubitavelmente fator decorrente do eixo familiar e da sociedade onde a criança encontra-se inserida.

Torna-se necessário que a escola insira em seu planejamento ideais a partir de conteúdos qualitativos a serem aplicados em sala de aula, no intuito de promover a formação de hábitos e o desenvolvimento de atitudes, de forma que incentive os alunos a se portarem desde cedo como futuros cidadãos cultos, para então formá-los seres dignos de uma boa conduta.

A indisciplina é um distúrbio de comportamento que o aluno adquire na interação um com o outro, traz do convívio familiar ou ainda com o contato diário da sociedade na qual está inserido, sem deixar de mencionar as péssimas influências que os meios de comunicação oferecem de modo a acarretar ainda mais transtornos que reflitam de maneira direta ou indireta na comunidade escolar.

Levando em conta que é possível resolver este problema em sala de aula, decidimos através desse projeto de pesquisa, incentivar a escola e minimizar as dificuldades da ação didática decorrente da indisciplina presente em todos os momentos do processo ensino-aprendizagem e investigar o processo de desenvolvimento moral da criança segundo Piaget, que implicam na formação do caráter do indivíduo.

Será necessário aprofundar-se buscando outras fontes de autores para fundamentar e esclarecer ideias que tenha relação com o foco da in (disciplina) na escola, pois o tema referido requer total cautela ao ser trabalhado, já que a indisciplina na escola pode ser causada por diversos fatores desde problemas afetivos no meio familiar até a falta de autonomia dos que compõem a comunidade escolar. Desta forma, torna-se necessário que os gestores e coordenadores intervenham com projetos educativos dentro da escola para conscientizar os discentes no convívio com a sociedade.

É essencial que vivamos em uma sociedade justa, e para que esta se torne organizada, é fator relevante a disciplina ativa nos processos educativos, como ponto de partida para desenvolver a responsabilidade pessoal de cada ser humano.
  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.