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Contexto, Ensino e Didática em História

Autor: Rodrigo Janoni Carvalho
Data: 05/05/2011

As referências mencionadas nesse breve trabalho estão relacionadas à disciplina da História, seu contexto e sua didática. Circe Maria Bittencourt, em seu livro Ensino de história: fundamentos e métodos, faz uma análise da disciplina escolar de modo geral e da história, como também dos componentes das disciplinas, o papel do professor e as aproximações e distanciamentos da escola com o conhecimento acadêmico.

Oldimar Cardoso procura definir o conceito de Didática da História pautando discussões com a bibliografia sobre o tema, a partir de contribuições alemãs, francesas e brasileiras. E, Selva Guimarães Fonseca, realiza um percurso histórico sobre a disciplina de história e da humanidade, nas últimas décadas do século passado, dialogando sobre as dificuldades e as organizações curriculares na ditadura militar brasileira e na posterior redemocratização.

Todas essas discussões giram em torno do que conhecemos por "cultura escolar".

Fonseca aponta para importância do diálogo sobre a produção e as relações entre universidades e ensino básico:

"As mudanças operadas no ensino de história nas últimas décadas do século XX ocorreram articuladas às transformações sociais, políticas e educacionais de uma forma mais ampla, bem como àquelas ocorridas no interior dos espaços acadêmicos, escolas e na indústria cultural [...] discutir o ensino de história, hoje, é pensar os processos formativos que se desenvolvem nos diversos espaços, é pensar fontes e formas de educar cidadãos, numa sociedade complexa marcada por diferenças e desigualdades" (FONSECA, 2008, p. 15).

Bittencourt descreve duas concepções de disciplina escolar. A primeira seria uma "transposição didática", que se caracteriza, para alguns autores franceses e ingleses, como Yves Chevallard, como decorrência das ditas ciências eruditas de referência, ou seja, da academia. Nesse sentido, a disciplina escolar é dependente do conhecimento científico que é "transposto" para as escolas por uma "boa" didática. Outra questão seria a hierarquia dos conhecimentos, bem clara nessa visão, numa escala de inferioridade da escola.

Nessa concepção, a escola é um lugar de recepção e reprodução do conhecimento externo, e, o professor, mero reprodutor. Ao contrário desta tendência, há a disciplina como entidade específica, defendida por autores, como Ivor Goodson e André Chervel. Para eles, ao invés da ?transposição?, a disciplina se constitui por uma rede de conhecimentos que pauta diferenças entre as formas de conhecer científica e escolar.

A disciplina escolar se relaciona com seu papel de instrumento de poder em determinados setores da sociedade, seja na compreensão do papel da escola ou da manutenção de privilégios sociais. Nesse sentido, a cultura escolar abarca as disciplinas a partir de objetivos próprios.

"A seleção dos conteúdos escolares, por conseguinte, depende essencialmente de finalidades específicas e assim não decorre apenas dos objetivos das ciências de referência, mas de um complexo sistema de valores e de interesses próprios da escola e do papel por ela desempenhado na sociedade letrada e moderna" (BITTENCOURT, 2004, p. 39).

São assim estabelecidas as finalidades de cada disciplina com determinados conteúdos explicitados e métodos definidos para apreensão e avaliação da aprendizagem. No que divergem as disciplinas escolares das científicas, a autora cita Goodson. Para este, nas escolas primárias e secundárias se utiliza o termo "matéria", apesar de aparecer "disciplina escolar" em documentos oficiais; já nos cursos superiores, o termo usado é "disciplina" composta por diversas "matérias".

Outro ponto de destaque são os objetivos de cada ensino. Na academia, visa-se formar um profissional especialista. Na escola, visa-se formar um cidadão que necessita de um conhecimento básico para situar-se no mundo que vive. Por outro lado, no caso da História, encontramos aproximações entre as disciplinas. Por exemplo, a divisão da História em grandes períodos para organizar os estudos escolares afetou as divisões das disciplinas históricas universitárias.

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Como referenciar: "Contexto, Ensino e Didática em História" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 17/05/2024 às 04:41. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/contextoeensino/