Você está em Artigos

Construindo as Competências na Escola

Autor: Eudimar Chaves de Souza
Data: 18/06/2014

RESUMO

A grande tarefa enquanto instituição de ensino nas escolas públicas, não é a de instruir, mas a de educar o nosso aluno como pessoa humana, como pessoa que vai trabalhar no mundo tecnológico e afins, mas povoado de sentimentos, dores, incertezas e inquietações humanas. A escola não se pode limitar a educar pelo conhecimento, destituído da compreensão do homem real, de carne e osso, de corpo e alma. De nada adianta o conhecimento bem ministrado em sala de aula, se fora da escola o aluno se torna um homem brutalizado, desumano e patrocinador da barbárie. O propósito deste trabalho é mostrar algumas considerações importantes na questão: Organização e planejamento nas instituições escolares, que venham favorecer e contribuir para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e efetivo de seus alunos anos iniciais de 1° ao 5° ano do ensino fundamental, propondo estratégica pedagógica para o bom funcionamento de suas ações e, esclarecer do ponto de vista metodológico suas ações e, de como proceder nos processos de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino fundamental dos anos iniciais. Organização e planejamento da ação pedagógica na rede pública Municipal de Manaus.


1-INTRODUÇÃO


A organização do trabalho científico deste (Artigo) está embasada nos princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita. Estes princípios são:

1.1-IGUALDADE PARA TODOS;
1.2-QUALIDADE DO ENSINO;
1.3-GESTÃO DEMOCRÁTICA: Tanto para o gestor como também para o corpo docente.
1.4-LIBERDADE, de expressão e de acesso à escola, e da valorização do ensino fundamental, baseados na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (Constituição Federal 1988 apud LDB, Lei nº 9394, 1996).

Que tem como propósito uma educação de qualidade, voltada para nossas crianças, e ao mesmo tempo ter o cuidado na aplicação das práticas pedagógicas de nossos professores.

Em todo momento temos observado que o planeta terra está em fase de transformação e, que está mudando constantemente em todas as áreas do conhecimento humano, na paisagem e no meio da sociedade.

A educação brasileira não pode ficar de fora dessa mudança, mesmo por quer, ela não pode perder sua finalidade maior que é a integração do indivíduo no ambiente escolar, dentro do contexto social. De acordo com Feltrin:

Cabe a escola ter sensibilidade aguçada para lidar com os casos de alunos que apresentem problemas, os "diferentes". Se o castigo e a exclusão fossem a saída, teríamos as penitenciárias e as "Febens" como instituições modelos de educação. È no convívio que se lida com as diferenças. Castigo, suspensões e expulsão são o ultimo recurso, se entendermos que o aluno deve sentir-se bem na escola e permanecer nela (FELTRIN, Antonio Efro, 2007, p. 133, grifo nosso).

Faz-se necessária a contribuição de todos os atores no ambiente da educação, para que haja uma total contribuição na formação integral do estudante, sendo assim, criando condições para o seu pleno desenvolvimento cognitivo, social e democrático no ambiente escola.

  Próxima
Como referenciar: "Construindo as Competências na Escola" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 25/04/2024 às 09:06. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/construindo_as_competencias/