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As Novas Tecnologias e a Matemática (página 3)

CONCLUSÕES

O ensino da matemática já passou por várias transformações ao longo da história da matemática, um ensino que antes apenas fornecia conteúdos e exercícios de fixação, hoje com a entrada das novas tecnologias e com a necessidade dos educadores em formar cidadãos críticos para o exercício da cidadania, o ensino da disciplina mudou ganhou formas reais através do software do computador, o uso do lápis e do caderno estão dando lugar ao computador e ao mouse.

O ensino tradicional não contribui em nada para o aprendizado, mas ainda nos dias atuais nos deparamos com esse ensino. As novas tendências educacionais nos mostram que o aluno deve ser ativo no processo de ensino e aprendizagem abandonando aquela postura passiva e de pouca participação.

Antes os alunos não podiam nada e nem opinavam eram meros espectadores do saber, o que o professor falava era lei esse era o sabedor do conhecimento, os livros eram a única fonte de referências não que esse não fosse importante, mas com as novas tendências educacionais ele perdeu um pouco o seu lugar, mas não a sua capacidade. As novas metodologias buscam um ensino significativo de forma contextualizada, facilitando o aprendizado de conceitos matemático presentes no nosso cotidiano, motivando e aumentando o interesse do aluno pela matemática.

REFERÊNCIAS

GALLO, Silvio. Disciplinaridade e Transversalidade. In: Linguagens, espaços e tempos no ensinar e aprender. Rio de Janeiro, DP&A editora, 2000, p.118.

GÁLVEZ, Grécia. A didática da matemática. In: PARRA, Cecília, et. al. Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre - RS: Artes Médicas, 1996.
Lévy, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de janeiro: 34 1994.

MARTÍNEZ, Jorge H. Gutiérrez. Novas tecnologias e o desafio da educação. In: TEDESCO, Juan Carlos (Org.). Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza? São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2004

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (5° a 8°): Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

MORI, Iracema. Matemática: ideias e desafios. São Paulo: SARAIVA 2009.
Monteiro, Maria Auxiliadora. "Aprender a aprender": garantia de uma educação de qualidade. In: Presença Pedagógica, vol. 06, nº33, maio/jun 2000, PP. 47-57.

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Como referenciar: "As Novas Tecnologias e a Matemática" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 29/04/2024 às 04:15. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_novas_tecnologias_e_a_matematica/index.php?pagina=2