Você está em Artigos

As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula

Autor: Maria das Graças Souza Oliveira
Data: 14/04/2014

RESUMO

O presente artigo trata da importância das tecnologias da informação e da comunicação no espaço da sala de aula visando otimizar o processo ensino-aprendizagem mais efetivo e significativo para a prática docente. Ressalta a importância da mediação pedagógica no ambiente colaborativo de aprendizagem como forma de promover uma aprendizagem autônoma e transformadora. Indica algumas possibilidades de uso das ferramentas disponíveis em ambientes virtuais de aprendizagem como recursos que propiciem a construção colaborativa de conhecimentos.

Palavras-chave: Tecnologias educativas. Ensino-aprendizagem. Mediação Pedagógica. Ferramentas.

ABSTRACT

This article discusses the importance of information technology and communication in living room space to optimize the teaching-learning process more affective and meaningful for teaching pratictive. Emphasizes the importance of mediation in a collaborative environment for learning as a way to promote independent learning and transformative. Indicates some possible uses of the tools available in virtual learning environments and resources that facilitate the collaborative construction of knowledge.

Keywords:
Educational Technologies. Teaching and learning. Pedagogical mediation. Tools.


1 INTRODUÇÃO

Os últimos anos têm sido marcados pelo desenvolvimento acelerado das tecnologias da informação e da comunicação na nossa sociedade, causando um forte impacto em todas as áreas da atividade humana. Entretanto, na Educação, recentes pesquisas comprovam que a escola não tem acompanhado essas transformações e por isso não se vislumbra uma condição favorável para a efetivação e utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação, no sentido de saber usá-las e não apenas consumi-las na sala de aula.

Sabe-se, que as mesmas se convertem em tecnologias educativas na medida em que são utilizadas como estratégias de ensino-aprendizagem, e não como mero recurso de demonstração. Portanto, pretende-se analisar a utilização das TIC´s em sala de aula para fins educativos já que os diversos meios não são a priori, tecnologias educativas, mas podem vir a ser qualificadas para tais funções.

A nossa pretensão não é responder todos os questionamentos, mas suscitar reflexões que nos conduzam a um entendimento mais profundo sobre a utilização das novas tecnologias para fins educativos e seus impactos na sala de aula. Considerando que a mesma está cada vez mais sem atrativos e os alunos cada vez mais desinteressados em aprender baseado na transmissão de "conhecimentos" para memorização e reprodução de ideias e palavras.

Dessa forma, é preciso reconhecer que a oferta atual de informação e conhecimento é cada vez maior e melhor fora da escola, graças aos novos recursos tecnológicos que aí estão. Assim, diante de tais constatações cabem algumas perguntas: De que modo traduzir as novas exigências do ensino através das tecnologias da informação e da comunicação em prática docente para uma aprendizagem efetiva? Como as TIC´s podem aprimorar modos de estudar, pesquisar, elaborar, elevar as estratégias de ensino em construção e oportunidades de aprendizagem para o aluno? Como lançar mão do que há de oportuno nas TIC´s para favorecer otimizando o processo de ensino-aprendizagem na sala de aula? Responder a perguntas como essas, no quadro de uma busca de compreensão da utilização das novas tecnologias educacionais e no contexto da discussão teórica sobre o tema, têm sido o objetivo central do estudo a ser realizado.

Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na perspectiva de ressignificação, como alternativa metodológica, capaz de contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Nessa direção, é que, a realização do estudo fundamenta-se em Vergara (2003) quanto aos fins explicativos, buscando esclarecer as causas e efeitos da situação desmotivadora do ensino e do uso dos novos recursos tecnológicos utilizados para o aluno aprender.

Quanto ao meio, a pesquisa será bibliográfica e pesquisa qualitativa como subsídio na compreensão e interpretação do objeto a ser estudado, permitindo a elucidação das questões que envolvem o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação no contexto da sala de aula, bem como, a compreensão da dinâmica da prática docente para privilegiar as estratégias de aprendizagem e favorecer um ensino de qualidade.

Para tanto, fazer opção pela pesquisa qualitativa justifica-se pelo fato de que esse modelo de pesquisa nos oportuniza estudar os fenômenos tecnológicos educativos dentro do contexto social e histórico em que vivemos.

Além disso, desenvolver uma análise sobre o uso das novas tecnologias da educação é, sobretudo, buscar respostas para muitos questionamentos que têm surgido em nossa experiência pessoal, desenvolvido no processo de ensino durante os anos de efetivo exercício no magistério. Entretanto, ressalta-se aqui que foi a partir da necessidade de saber usá-los como estratégias de ensino-aprendizagem, que surgiu o interesse em pesquisar nessa área, o que provavelmente poderá contribuir para a ampliação não só do conhecimento sobre o tema, mas também para melhorar as oportunidades de ensino no cotidiano escolar.

Sob esse ponto de vista, impõe-se neste momento em explicitar que o interesse em tal estudo, justifica-se pelas reflexões que temos feito sobre os avanços da tecnologia educacional, bem como, por acreditar que o uso das NTIC´s em sala de aula, representa relevância no que se refere à atualização e melhoria na qualidade da educação, como bem diz Pedro Demo (2002, p. 72), "a qualidade da educação depende, em primeiro lugar, da qualidade do professor". E por último, pela necessidade de compreender que também somos processo de mudança e precisamos mudar para melhorar nossa prática em sala de aula.

  Próxima
Como referenciar: "As Novas Tecnologias na Educação: Otimizando o Processo de Ensino-aprendizagem na Sala de Aula" em Só Pedagogia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2024. Consultado em 16/04/2024 às 10:38. Disponível na Internet em http://www.pedagogia.com.br/artigos/as_novas_tecnologias/index.php?pagina=0