Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
Análise de 1940 a 1970: Espaços e Desafios das Mulheres Construtoras da Educação no Município de Codó-Ma

Autor: Maria Alda Pinto Soares
Data: 30/04/2014
RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre a história da educação no município de Codó- MA concentrada nos anos de 1940 a 1970; pautando-se no papel das mulheres enquanto professoras e construtoras da educação neste período, bem como nas instituições formadoras de professores na cidade, no tipo de formação desejada, no currículo ofertado e no status social do ser professor nesta época. Neste, refletimos também sobre a importância dos primeiros registros escolares e da memória viva de célebres professores codoenses enquanto guardiões da história deste município. Salientamos aqui, o valor desta pesquisa para a história local, uma vez que, há uma grande carência de estudos como estes em Codó e ausente acervo literário que trate das questões educacionais em solo codoense.

Palavras-chave:
professoras; história; memória.

ABSTRACT

This paper aims to present an analysis of the history of education in the municipality of Codo-MA concentrated in the years 1940-1970; basing on the role of women as teachers and builders of education in this period as well as in training institutions teachers in the city, the type of training desired, the curriculum offered and the social status of being a teacher this time. In this, also reflected on the importance of early education records and the living memory of famous teachers codoenses as guardians of the history of this county. We emphasize here, the value of this research for local history, since there is a great lack of studies like these Codo and absent literary collection that deals with educational issues in soil codoense.

Keywords: teachers, history, memory


INTRODUÇÃO


Pesquisar sobre a história da educação de Codó não é tarefa fácil, uma vez que, não existem muitos registros acerca desta, principalmente quando se trata das escolas normais Ginásio Codoense e Instituto Magalhães de Almeida- primeiras instituições formadoras de professores do município - fechadas há muito tempo, não se sabe ao certo onde foram guardados os seus registros do tempo de funcionamento destas. Os poucos materiais de pesquisa são alguns manuscritos contidos nos arquivos do Grupo Escolar Colares Moreira (primeira escola primária e ginasial de Codó). Outro fator que dificulta o trabalho é a ausência de arquivos sobre a trajetória educacional do município na prefeitura e secretaria municipal de Educação.

Sendo assim, e não de menor importância, a presente pesquisa está metodologicamente fundamentada na História Oral valendo-se de entrevistas realizadas com dois ilustres professores da cidade de Codó- MA, a citar orgulhosamente, a professora Luiza D'lly Alencar de Oliveira e o professor Carlos Gomes da Silva, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento deste trabalho, através de suas célebres e vivas memórias, além da disponibilização de alguns arquivos pessoais. Outras fontes importantíssimas para o presente artigo foram dois livros do professor Carlos Gomes da Silva, "Escritos Avulsos" e "Codoenses & Não Codoenses", infelizmente, ainda não lançados; e o livro "Codó, histórias do fundo do baú", do querido escritor João Batista Machado.

Portanto, apresentamos aqui uma breve análise dos anos 1940 a 1970 no município de Codó através de um estudo sobre os espaços e desafios das mulheres construtoras da educação no município de Codó- MA.

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.