Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
A Utilização de Tecnologias Digitais como Ferramenta Inovadora para a Aprendizagem Educacional: do Hipertexto a Hipermídia

Autor: Denise Neves Bruckner
Data: 15/06/2016
Resumo
Em linhas gerais, o presente trabalho busca analisar as mudanças causadas pelo surgimento de tecnologias digitais especialmente o hipertexto e a hipermídia, como novas linguagens, bem como a influência de tais tecnologias nos processos de aquisição de conhecimento em termos de compreensão e expressão. Traz exemplos de alguns sistemas de hipermídia aplicáveis ao meio educacional como instrumentos didáticos, visando aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem e estimular a reflexão sobre uma nova forma de pensar pouco explorada nos cursos de formação de professores.

Palavras-chave: tecnologias digitais; hipermídia; ensino; aprendizagem, interatividade.

Abstract
 In general, the present study aims to analyse the changes caused by the emerging digital technologies as new languages, specially the hypertext and the hypermedia, as well as its influence on the processes of acquisition of knowledge in terms of  understanding and expression.
It also gives examples of hypermedia which can be applied to the educational environment as didactic instruments in order to improve the processes of teaching and learning and to stimulate the reflection on an still insufficiently explored way of thinking in preparatory courses for teachers.

Keywords: digital technologies; hypermedia; teaching and learning
 

INTRODUÇÃO

Este artigo teve origem a partir de minha pesquisa de Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura no MACKENZIE-SP e traz alguns exemplos sobre a utilização de tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem, bem como alguns conceitos teóricos sobre as tecnologias da informação, os sistemas multimídia, o hipertexto e a hipermídia.

Foi realizada uma revisão bibliográfica que contou com autores da área da educação, bem como de autores que possuem uma visão mais aprofundada sobre a utilização das novas tecnologias digitais na sociedade atual e suas linguagens híbridas. Trata ainda da influência na forma de aquisição do conhecimento, nas novas formas de leitura e escrita, nas diferentes formas de representação da linguagem e do pensamento.

Complementando as informações desses teóricos me propus contribuir com exemplos de hipertexto e hipermídia, a fim de que pudéssemos esclarecer e refletir mais sobre as possibilidades desses meios tecnológicos na aprendizagem em geral. Neste sentido vamos conhecer um pouco sobre a hipermídia Leonardo 2.0 O Inventor, um CD-ROM que foi um dos primeiros trabalhos em hipermídia lançado na feira de Frankfurt em 1994. Esta hipermídia ilustra bem alguns aspectos da linguagem hipermidiática, bem como outros exemplos que serão abordados ao longo do artigo.

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.