Artigos Pedagógicos
  Avaliação Educacional
  Escola Digital
  Educação a Distância
  Educação Inclusiva
  Educação Infantil
  Estrutura do Ensino
  Filosofia da Educação
  Jovens e Adultos
  Pedagogia Empresarial
  Outros Assuntos
 História da Educação
 Linhas Pedagógicas
 Metodologia Científica
 Projetos/Planejamento
 Biografias
 Textos dos usuários

 Listar Todas
 Por Níveis
  Educação Infantil
  Ensino Fundamental I
  Ensino Fundamental II
 Por Disciplinas
  Matemática
  Língua Portuguesa
  Ciências
  Estudos Sociais
  Língua Inglesa
  Língua Espanhola

 Jogos On-line
 Desenhos para Colorir
 Contos e Poesias

 Glossário
 Laifis de Educação
 Estatuto da Criança
 Indicação de Livros
 Links Úteis
 Publique seu Artigo
 Fale Conosco

 
Busca Geral

 

  
A Importância da Ludicidade no Processo de Inclusão de Alunos com Necessidades Especiais no Ambiente Escolar

Autor: Claudineide do Socorro da Silva Medeiros, Eliza dos Santos Pinheiro, Giovana Cristina Pantoja de Souza e Ruth Daisy Capistrano
Data: 17/11/2015
RESUMO: Este artigo discute as questões referentes à importância da ludicidade no processo de inclusão no ambiente escolar. O presente trabalho tem como objetivo mostrar que a inclusão é algo que pode acontecer verdadeiramente, basta pensarmos nas necessidades do portador de deficiência e enxergá-lo como ser humano, como qualquer cidadão, com suas dificuldades, mas também com suas capacidades. Eles têm direito à educação e a viver na sociedade, frequentando escolas como qualquer outro aluno. O método para a construção deste artigo foi a pesquisa bibliográfica mediante o método descritivo. Hoje a Lei de Diretrizes e Bases da Educação garante o direito desses educandos com atendimento preferencialmente na rede regular de ensino, com respeito e suas habilidades e individualidades. Neste contexto cabe à escola proporcionar um ambiente favorável ao aprendizado do aluno com necessidades especiais de forma lúdica. Aceitar um portador de deficiência é aceitar também suas diferenças e limitações.

Palavras-chaves: Ludicidade, inclusão, escola e aluno.


ABSTRACT: This paper discusses issues relating to the importance of playfulness in the process of inclusion in the school environment. This paper aims to show that the inclusion is something that can truly happen, just think of the needs of disabled people and see them as human beings, like all citizens, with their difficulties, yes, but also with their capabilities and they have the right to live in society and education, attending school like any other student. The method for the construction of this article was used to search through the literature descriptive method. Today the Law of Directives and Bases of Education guarantees the right of these students to call preferably in the regular school, with respect and their abilities and personalities. In this context it is to provide a school environment conducive to learning for students with special needs that playful manner. Accepting a person with a disability is also accepting their differences and limitations.
Keywords: Playfulness, inclusion, school and student.



1. INTRODUÇÃO


O presente estudo vai abordar a importância da ludicidade na inclusão de alunos portadores de necessidades especiais no ambiente escolar, na intenção de mostrar sua relevância no processo de aprendizagem.

Hoje muito se fala na questão da inclusão dos alunos com necessidades especiais em uma classe regular de ensino, porém o que se sabe é que poder público não oferece condições para as escolas, e nem para os professores para fazer o processo de inclusão, de maneira que o educando sinta-se realmente integrado ao ambiente escolar.

A inclusão é para SASSAKI (1997,41):

(...) um processo pelo qual a sociedade se adapta para poder incluir, em seus sistemas sociais gerais, pessoas com necessidades especiais e, simultaneamente, estas se preparam para assumir seus papéis na sociedade. A inclusão social constitui, então, um processo bilateral no qual as pessoas ainda excluídas e a sociedade buscam, em parceria, equacionar problemas, decidir sobre soluções e efetivar a equiparação de oportunidades para todos.

Sabemos ainda que a inclusão desses alunos esteja prevista em lei e precisa ser respeitada, para que os alunos portadores de necessidades especiais sejam incluídos no ambiente educacional. No entanto, é necessário pensar de que forma a inclusão pode contribuir para a formação desse alunado.

É fundamental destacar que não é só garantir e cumprir o direito dos alunos especiais de serem incluídos, mas proporcionar condições para que esse processo inclusivo aconteça, não seja somente mais uma ordem que tem que se executada.

A legislação é um importante instrumento para garantir o direito dos portadores de necessidades especiais, e consequentemente, acabar com a discriminação na medida em que o educando especial for incluído na escola de forma natural, sendo respeitados e aceitos pelos demais alunos. Sendo assim, é fundamental destacar que a atividade lúdica pode contribuir, e muito, para que ocorra esse processo.

O objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância da ludicidade no desenvolvimento da aprendizagem do aluno com necessidade especial. A atividade lúdica, o jogo, é muito importante para a formação da criança e, na escola, este é o espaço no qual a inclusão ocorrerá de forma mais natural, segundo Staimback (1999, XII- apud GIL) a escola "é um lugar dos quais todos fazem parte, em que todos são aceitos, onde todos ajudam e são ajudados por seus colegas", por isso é importante perceber que não será apenas lei que fará com que o processo inclusivo realmente aconteça em uma classe regular de ensino, é preciso mais, então a ludicidade seria um meio de contribuir para que o processo de inclusão aconteça.

Para Oliveira (2004) a atividade lúdica favorece o envolvimento do aluno nas atividades escolares facilitando assim avanços no seu processo de aprendizagem e também em seu desenvolvimento intelectual e motor.  

O referido trabalho tem como problemática a inclusão de alunos portadores de necessidades no ambiente educacional, dessa forma ressalta a importância da inserção do aluno portador de necessidades especiais em uma classe regular de ensino, levando em consideração que a escola tem a função de proporcionar a integração e a socialização dos educandos independente das limitações que apresentem. Logo, a ludicidade pode ser uma atividade facilitadora durante esse processo.

  Próxima

Curta nossa página nas redes sociais!

 

 

Mais produtos

Sobre Nós | Política de Privacidade | Contrato do Usuário | Anuncie | Fale Conosco

Copyright © 2008-2017 Só Pedagogia. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Virtuous.